UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Remo deu origem a grandes times de futebol

Divulgação

Gibran Cunha e Alexandre Soares levam a medalha de prata em 2003

O primeiro clube criado para a prática do remo no Brasil foi o Clube de Regatas Santista, na cidade de Santos, no final do século 19. No Rio de Janeiro, o esporte tornou-se popular entre a juventude da elite carioca.

Antes do final do século 19, foram fundados vários clubes que disputavam regatas na Baía da Guanabara. Entre eles, os tradicionais Clube de Regatas Flamengo e Clube de Regatas Vasco da Gama, hoje muito fortes no futebol.

Pouco tempo depois, foram criados em São Paulo clubes de remo localizados às margens do rio Tietê. O primeiro campeonato brasileiro foi disputado em 1904. Nas Olimpíadas, o remo brasileiro esteve presente em 16 edições. Porém, em nenhuma delas o país conquistou medalha.

Em julho de 1956, a guarnição de Universidade de Cambridge, um das mais importantes do mundo, visitou o Brasil e derrotou facilmente os principais barcos brasileiros. O retorno em 1990 ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, mas dessa vez o Brasil saiu vitorioso. O mesmo aconteceu em Manaus, no ano de 1997, quando a equipe brasileira venceu novamente.

Vinte anos antes, em 1977 era fundada e Confederação Brasileira de Remo, localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. E lá também que as provas dos Jogos Pan-Americanos 2007 serão disputadas e o Brasil buscará sua nona medalha de ouro.

Os primeiros ouros vieram nos Jogos Pan-Americanos de Cáli, em 1971, na Colômbia. Harry Klein e Edgard Gijsen, no duplo skiff; Celênio Martins e Atabilio Magioni, no dois com; e Milton Teixiera, Wandir Kuntze, Miguel Bancar e Eriko Souza, no quatro sem, foram os campeões.

No Pan de 1983, em Caracas, na Venezuela, as mulheres foram, pela primeira vez, admitidas como competidoras. Porém, até hoje elas ainda não conseguiram conquistar uma medalha de ouro para o Brasil.

Nas Olimpíadas a melhor posição brasileira foi o quarto lugar conquistado pelos irmãos Eduardo e Carlos Castelo, no skiff duplo, nos Jogos de 1924, em Paris.