UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Cosme César Santos de Almeida

Data e local de nascimento:
18/10/61, São Paulo

Peso/Altura:
63 kg / 1,65 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Salto

Cavalo:
Singular Joter

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003, Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de ouro por equipes; nono lugar no individual

César Almeida

Bronze por equipes no Pan de Santo Domingo, quando saltou junto a Bernardo Alves, Álvaro Miranda e Karina Jonhapetter, César Almeida conquistou a medalha de ouro nos Jogos do Rio. Ao zerar seu percurso na final por equipes, ele assegurou o primeiro lugar para o Brasil antes mesmo da passagem de Rodrigo Pessoa.

Com isso, fez valer sua classificação para o Pan, a única obtida por meio das polêmicas seletivas organizadas pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) no país. No começo de junho, ele terminou em primeiro lugar nas provas e foi o único dos 70 candidatos à vaga a conseguir se manter no índice técnico exigido pela CBH. Nos cinco percursos que disputou, ele e seu cavalo Singular Joter não fizeram mais de 28 pontos de falta. Na disputa individual do Pan, o conjunto perdeu 20,66 pontos em faltas e terminou em nono lugar.

Um dos raros exemplos na modalidade, que tem Rodrigo Pessoa e Bernardo Alves saltando fora do país, Almeida é totalmente brasileiro. Nascido em São Paulo, ele possui um cavaleiro brasileiro e poucas vezes disputou um torneio no exterior. "No máximo fomos para Argentina. Por isso, me chamam de o 'brasileiro'", diz ele, que há quatro anos monta no Singular Joter.

Almeida começou no esporte no Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde usava os cavalos do local para treinar, no final da década de 1970. Sempre treinou salto. "Desde o início eu gostei do esporte e fui em frente. Com dificuldades, no começo, para me manter, é claro", afirma.

Depois, mudou-se para São Paulo e deu aulas em clubes para conseguir manter-se apenas no hipismo. "A hora que estabilizei foi quando fui para Granja Viana (onde dá aulas). Estou lá há cinco anos", conta o ginete, que foi vice-campeão brasileiro duas vezes até conquistar o título nacional de 2007 junto com a vaga para o Pan.