UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Cavalo e cavaleiro têm a mesma importância

AFP

Vitor Teixeira ajuda o Brasil a ganhar o ouro por equipes em Winnipeg em 99

Durante milhares de anos o cavalo foi apenas um animal utilizado pelo homem para caçar. Mais tarde, quando o nômade se tornou sedentário, transformou o manso cavalo em um elemento útil para seu trabalho, convertendo-o em uma peça vital de uma nova era. Tudo indica que foi um escritor de Atenas, Jenofonte, nascido no ano 44 a.C., quem escreveu o primeiro ensaio sobre a arte eqüestre. No trabalho, Jenofonte fala não apenas sobre o cavalo, como também sobre o cavaleiro e a sinergia necessária entre ambos. Na época, a cavalaria era o mais importante corpo militar nos exércitos gregos e persas, inclusive entre as hordas bárbaras.

A equitação era um dos esportes nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, disputados na Grécia. Na Idade Média, na cavalaria espanhola, considerada como a melhor escola de equitação da época, os filhos dos aristocratas europeus eram submetidos a uma constante preparação eqüestre para depois competir nos torneios medievais. Importantes torneios eram disputados na França, Alemanha e Inglaterra, com códigos próprios para cada país, porém tendo sempre como objetivo a preparação para a guerra.

Por volta de 1600, os franceses buscaram novas formas de montar e encontraram o melhor sistema, baseado em movimentos suaves e técnica depurada, na época considerado como estilo moderno e que ainda prevalece. Portanto, no século 18, a França se manteve na liderança na equitação, com suas escolas de Versailles -de cavalaria ligeira- e a de Samur, para militares. Desta forma, o panorama hípico foi dominado até o início do século 20 por cavaleiros pertencentes a corpos militares.

Os jovens oficiais de Samur conseguiam se impor na maioria das provas até que a população civil começou a se interessar pelo esporte. Os concursos hípicos, tal como os conhecemos atualmente, foram criados nos Estados Unidos, em 1883. A partir de 1920, os cavaleiros civis confirmaram seu progresso. A grande mudança na arma de cavalaria, provocada pela aparição da cavalaria motorizada, motivou a equitação a se orientar esportivamente.

Nos Jogos Olímpicos, as provas de hipismo começaram em Paris-1900, com o salto, em distância e em altura, mas sem valer medalhas. O esporte passou a integrar em definitivo o programa olímpico em Estocolmo-1912. Na época, a prova de concurso completo estava reservada aos militares, e as provas de salto e de adestramento eram abertas a civis. Entretanto, apenas um pequeno número de cavaleiros não pertencia a corpos militares.

Em maio de 1921, delegados de dez federações nacionais de esportes eqüestres se reuniram na cidade de Lausanne, na Suíça, para criar uma federação internacional. Em 1951, o esporte fez a sua estréia no Pan-Americano, nos Jogos de Buenos Aires.