UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Carlos Paro

Data e local de nascimento:
05/06/1979, em Colina (SP)

Peso/Altura:
74 kg /1,79 m

Residência:
Colina (SP)

Prova:
CCE

Cavalo:
Political Mandate

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Bronze por equipes; 14º no individual

Carlos Paro (Cacá)

Carlos Paro é o único da equipe de Concurso Completo de Equitação (CCE) que mora fora do país. Nascido em Colina, como seu irmão André, que também foi ao Pan, ele largou os estudos no Brasil para se dedicar ao esporte na Inglaterra. "Fiz Engenharia por três anos e Administração por dois. Vi que não gostava de estudar e vim para cá (Inglaterra)", conta, em tom de brincadeira.

Desde 2003 na Europa, ele se dedica integralmente ao CCE. "O ritmo de treinamento para o CCE é maior do que as outras provas do hipismo (adestramento e salto). O preparo físico do cavalo é maior", diz.

No Pan, os irmãos Paro integraram a equipe brasileira que conquistou a medalha de bronze e a vaga para as Olimpíadas de Pequim-2008. Carlos Paro já tem experiência olímpica, tendo participado dos Jogos de Sydney-2000, quando terminou em 21º lugar no individual. Sua melhor atuação foi na prova de cross-country, na qual ele perdeu menos pontos.

No Pan do Rio, ele terminou na 14ª colocação na disputa individual, com 81,40 pontos perdidos. Suas melhores provas foram a de saltos, com sete pontos perdidos e cross-country, com 8,40 m.