UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Alexandra Priscila do Nascimento

Data e local de nascimento:
16/09/1981, em Limeira (SP)

Peso/Altura:
69 kg / 1,78 m

Residência:
Viena (AUT)

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Pan-07:
ouro

Alexandra

Alexandra conquistou no Pan-Americano do Rio de Janeiro sua segunda medalha de ouro. Ao ajudar a seleção brasileira a vencer Cuba na final, a ponta repetiu o feito dos Jogos de Santo Domingo, em 2003, na República Dominicana.

Tudo aconteceu rápido para Alexandra. Aos 10 anos, a ponta direita aprendia a dar os primeiros dribles com a bola de handebol na escola. Em 2000, ela saiu de Vila Velha (ES), onde morava com a família, para jogar em São Paulo.

No ano de sua chegada, foi convocada para a seleção brasileira júnior e em 2001 disputou o Mundial com a equipe. Também foi eleita a melhor ponta direita da Liga Nacional.

A oportunidade na seleção adulta chegou logo depois, em 2002, quando ela novamente foi premiada como melhor jogadora do campeonato nacional em sua posição. Em 2003, Alexandra integrou o time que conquistou o ouro no Pan de Santo Domingo.

Apesar do sucesso no Brasil, a atleta nunca foi campeã da Liga Nacional. Mas a conquista ficará adiada por tempo indeterminado, já que Alexandra está atuando no Campeonato Austríaco desde o começo de 2004.

No mesmo ano, a jogadora realizou o sonho de disputar uma Olimpíada, em Atenas. Aos 22 anos, foi fundamental e marcou 18 gols nas sete partidas que disputou. Sua última atuação nos Jogos determinou a colocação geral da seleção brasileira. Na partida contra a China, pela disputa do sétimo lugar, Alexandra fez o gol que definiu a vitória do Brasil por 26 a 25.