Data e local de nascimento:
11/08/1986, no Rio de Janeiro (RJ)
Peso/Altura:
62 kg / 1,67 m
Residência:
Rio de Janeiro (RJ)
Participações no Pan:
Santo Domingo-2003; Rio-2007
Campanha no Pan do Rio:
Medalha de prata por equipes
Victor Rosa
Atual campeão brasileiro no individual geral, Victor Rosa, que participou da conquista da medalha de prata da equipe masculina de ginástica artística do Brasil, deixou mais cedo o Pan do Rio.
Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o atleta teve uma fratura incompleta na base do quinto metatarsiano do pé esquerdo constatada após radiografia e está impedido de participar da competição individual geral e das finais por aparelho.
"Durante as provas por aparelhos senti muita dor, mas o apoio da torcida me deu forças para ir até o fim", disse o ginasta. "Nosso grupo está bastante entrosado. Minha vontade é ficar com o pessoal e acompanhar a competição até o final do Rio 2007".
Antes do Pan, faz questão de deixar claro que não é nenhum novato na seleção, apesar dessa impressão passada devido à sombra de Diego Hypólito.
"Eu faço parte da geração anterior, é bom ressaltar", disse. O carioca, junto de Hypólito, Mosiah Rodrigues e Danilo Nogueira, participou da conquista da medalha de prata no Pan-Americano de Santo Domingo-2003.
Seu principal aparelho é o solo, no qual aparecia como um dos candidatos a medalha, segundo a técnica Georgette Vidor. No individual geral, ele corre por fora. A torcida, em sua opinião, poderia ajudá-lo nessa lista. E a torcida brasileira não falhou ao comparecer em peso ao ginásio e ver os ginastas do Brasil faturarem a prata.
A ginástica entrou na vida de Victor como uma espécie de curso de primeiros socorros. Era uma criança muito agitada, abusava nas brincadeiras e costumava levar seus tombos. Sua mãe o inscreveu em uma escolinha aos cinco anos para que o garoto aprendesse a cair.