Data e local de nascimento:
31/08/1981, em Porto Alegre (RS)
Peso/Altura:
61 kg / 1,69 m
Residência:
Curitiba (PR)
Participações no Pan:
Winnipeg-1999; Santo Domingo-2003; Rio-2007
Campanha no Pan do Rio:
Ouro na barra fixa; Prata por equipes
Mosiah Rodrigues
Mosiah foi o capitão brasileiro nos Jogos de Santo Domingo-2003. Lá, ele conquistou duas medalhas de bronze nas provas individuais - cavalo com alças e barra fixa - e a medalha de prata no coletivo.
No Pan do Rio, ele repetiu o resultado da prova de equipes e levou mais uma prata. Ele ainda disputaria três provas individuais e, em uma delas, seria o vencedor. No solo, a primeira a competir, Mosiah terminou em quinto lugar, enquanto seu compatriota Diego Hypólito foi ouro. No cavalo com alças, Mosiah terminou na sexta colocação, à frente de Danilo Nogueira. Foi no final, na prova da barra fixa, que o ouro veio para o brasileiro.
O gaúcho foi o primeiro a subir no aparelho, recebeu 14,625, e viu os outros sete concorrentes falharem em superar a sua nota. Incluindo os dois últimos a fazerem o exercício, os norte-americanos Justin Spring e Todd Thorton, favoritos à medalha. Eles sofreram quedas nas apresentações e, com isso, não ameaçaram a conquista de Mosiah.
Experiente, antes de chegar ao Rio, o gaúcho já apostava na boa preparação da equipe nacional.
O Pan do Rio foi o terceiro da carreira do atleta que, em 2004, foi o único brasileiro a competir na ginástica artística das Olimpíadas de Atenas. E ele conseguiu o melhor resultado do país na modalidade. Com o total de 54,899 pontos no somatório dos seis aparelhos, ficou com o 33º lugar na classificação geral. Até então, o melhor desempenho de um brasileiro em Jogos Olímpicos havia sido o 63º lugar de Gerson Gnoatto, em Moscou-1980.
Mosiah chegou ao esporte de um jeito incomum: pela capoeira. Aos sete anos, seu professor de educação física começou a ensinar a luta em uma das aulas. Impressionado com o garoto, que tinha uma elasticidade incomum, levou-o até o Grêmio Náutico União, onde está até hoje.