UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Luis Augusto Lorini dos Anjos

Data e local de nascimento:
07/07/1987, em Piracicaba (SP)

Peso/Altura:
65 kg / 1,66 m

Residência:
Curitiba (PR)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de prata por equipes

Guto

Luiz Augusto dos Anjos ajudou a equipe brasileira de ginástica artística na conquista da medalha de prata no Rio. Com ótimo desempenho nas argolas e nos saltos e liderados por Diego Hypólito, os brasileiros somaram 353,600 pontos e repetiram a segunda colocação de Santo Domingo-2003. Anjos falhou e sofreu uma queda na barra fixa, mas seu resultado foi descartado e o Brasil superou a equipe norte-americana, que levou o bronze.

Luiz Augusto é o ginasta mais jovem do Brasil no Pan, mas para a comissão técnica já não se trata mais de uma promessa. "Ele é uma realidade em nossa equipe", afirma o assistente Renato Araújo.

Ele tem o rendimento mais regular nas paralelas entre os brasileiros, mas foi na barra fixa que conquistou sua primeira medalha em uma etapa de Copa do Mundo. Neste ano, ele ganhou um bronze em Ghent (Bélgica).

A incursão no esporte foi natural para o paulista. Seu pai, José Luís, sempre esteve envolvido com o atletismo, seja como treinador ou praticante. Mas seu desejo foi seguir pela ginástica artística, esporte no qual começou a fazer aulas aos 11 anos.

Seu principal ídolo é o legendário russo Alexei Nemov, que conquistou 12 medalhas olímpicas em sua carreira - duas de ouro em Atlanta-1996 e outras duas de ouro em Sydney-2000. Nessas duas Olimpíadas, um dos primeiros lugares foi no individual geral.