UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Antonio Rogério Correia Nogueira

Data e local de nascimento:
02/06/1976, Vitória da Conquista (BA)

Peso/Altura:
94 kg / 1,88 m

Residência:
Santo André (SP)

Categoria:
Super pesado (mais de 91 kg)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Rio-2007:
Medalha de bronze

Rogério Nogueira (Minotouro)

Conhecido por Minotouro no vale tudo, o super pesado Rogério Nogueira decidiu tentar uma vaga no boxe no Pan e nas Olimpíadas de Pequim. "Quero muito conquistar uma medalha para o meu país", diz ele. E foi isso que aconteceu.

Avassalador nas duas primeiras lutas no Pan, com vitórias por 17 a 2 e 18 a 6, ele só foi parado na semifinal pelo cubano Alfonso, que seria medalha de ouro depois.

Irmão do também lutador de vale tudo Minotauro, com fama até no exterior, Nogueira tem uma história de combates bem antes de estar nos ringues do vale tudo e do boxe.

Aos 4 anos, por imposição da sua mãe, professora de educação física, ele e seus irmãos praticavam judô. "Minha mãe tinha uma academia e queria que praticássemos esportes. Meu irmão Júlio, o mais velho, era o nosso maior incentivador".

Após parar de praticar o esporte, Minotouro se dedicou a outras duas modalidades: boxe e jiu-jitsu. Aos 15 anos, começou a treinar na Bahia ao lado do irmão na academia do técnico Luiz Dória, ex-pugilista conhecido por ter revelado o boxeador Acelino Freitas, o Popó.

Aos 16, incentivado pela projeção dos irmãos Gracie (precursores do vale tudo no país), Minotouro começou a praticar jiu-jitsu, já com o objetivo de disputar competições.

O atleta diz que os dois esportes possuem um espaço igual no seu coração. O vale-tudo, por ser a sua fonte principal de renda. O boxe, por sua vez, representa a possibilidade da realização de um sonho: representar a seleção brasileira em grandes competições.

O atleta cogita se profissionalizar no boxe, mas sabe que é um processo complicado para quem já tem 30 anos de idade. "No boxe, teria que ter pelo menos 25 lutas como profissional. Como farei isso lutando apenas três vezes por ano?", questionou.

Mais velho atleta da equipe de boxe do Pan, Minotouro gosta de ir à praia da Barra da Tijuca (RJ), onde mora, e ir ao cinema. Além disso, tem como hobby viajar. Por lazer e pela luta, Minotouro já conheceu vários países. "Já estive no Japão, EUA, alguns países da Europa e até na Arábia Saudita", relatou.