UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Glaucélio Serrão Abreu

Data e local de nascimento:
05/02/1978, Igarapé Mirim (PA)

Peso/Altura:
75 kg / 1,85 m

Residência:
Santo André (SP)

Categoria:
Médio (até 75 kg)

Participações no Pan:
Rio-2007

Participações no Pan:
Medalha de bronze

Glaucélio Abreu

Glaucélio conheceu o boxe por meio da famosa trilogia do cinema Rocky. Natural de Igarapé Mirim, mudou-se ainda criança para Belém (PA). Começou a treinar o esporte em uma academia próxima a sua casa, em Belém. Duas semanas depois o lugar fechou as portas. Motivado, não desistiu e pegou a sua bicicleta para se locomover a um bairro vizinho.

Segundo mais velho da seleção brasileira que estará no Rio, apenas mais novo do que Minotouro, Glaucélio nasceu no mesmo dia, mês e ano que o companheiro Washington Silva, com que esteve nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Experiente, ele foi ao Rio e conseguiu uma medalha de bronze, perdendo na semifinal apenas.

Bem diferente do que aconteceu em Atenas, quando o pugilista foi o primeiro brasileiro eliminado no torneio de boxe. Ele perdeu para o argelino Nabil Kassel por 41 a 36 logo na primeira luta. Após a derrota, Glaucélio afirmava que não pretendia passar para o boxe profissional tão cedo, caminho comum depois de um ciclo olímpico. A intenção dele é continuar na seleção até a Olimpíada de Pequim.

O paraense já tinha dito que iria seguir esse caminho no começo de 2004. "Não posso deixar o boxe amador sem lutar em um Pan ou em um Mundial. Como só poderei disputar o Pan em quatro anos, já estarei velho para o boxe profissional. Por isso, vou me acostumando com o amador", disse o lutador.

A vontade de Glaucélio em disputar um Pan era motivada pela sua decepção em Santo Domingo. Uma lesão na mão esquerda o tirou dos Jogos Pan-Americanos de 2003. A contusão era na mão considerada boa. Em 2002, ele quebrou a direita na final dos Jogos Sul-Americanos. Apesar disso, continou o combate e ficou com o ouro.