UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Feitos históricos

  • Luiz Inácio, o Luizão, conseguiu o primeiro ouro para o boxe brasileiro. Na sua primeira luta no Pan, ele derrubou seu rival mexicano aos cinco segundos de luta, ou seja, no primeiro soco. O juiz abriu a contagem, mas Rosendo Valle não aguentou o golpe e sucumbiu. O jornal argentino “La Nación” descreveu assim o combate: “O juiz encerrou no momento certo, pois o rival já estava entregando a alma ao Criador”. Depois de altos e baixos como profissional, Luizão morreu na indigência.
  • O São Paulo Futebol Clube teve cinco medalhistas no Pan de 55: Adhemar Ferreira da Silva, Luisão, Valdemar Adão, Deise Castro e Wanda dos Santos
  • A equipe de beisebol da República Dominicana conseguiu o ouro no México, batendo os favoritos Estados Unidos e a Venezuela. Outro ouro dominicano só aconteceu 40 anos depois, em Mar del Plata-1995, no boxe.
  • O argentino Enrique Valiente bateu o recorde mundial do tiro esportivo, categoria sobre silhueta, no México. O recorde anterior era de um atirador soviético.
  • Para ficar com o bronze no tênis, a carioca Ingrid Metzner superou a paulista Maria Esther Bueno, que depois seria tricampeã em Wimbledon (1959, 60 e 64) e tetracampeão do Aberto dos EUA (1959, 63, 64 e 66).
  • A altitude de 2.200 m e o ar rarefeito ajudaram principalmente no atletismo. Adhemar Ferreira da Silva bateu o recorde mundial do salto triplo, com 16,56 m. Já Louis Jones obteve a marca mundial com 45s40 nos 400 metros rasos.