UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 18h16

Marquinhos ganha confiança para os mata-matas do Pan

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Depois de uma estréia apática, o ala Marquinhos encontrou seu ritmo de jogo no Pan e aos poucos exibe para a torcida os fundamentos que o levaram à condição de atleta da NBA.

O ala-armador Marcelinho Machado e Marquinhos foram os heróis da vitória brasileira em cima de Porto Rico. Mas o pivô Caio Torres, 20, e o ala Marcus Vinícius, 21, é que foram "fundamentais" para o resultado, segundo o técnico Lula Ferreira.

Se os dois titulares carregaram o ataque da seleção nos momentos decisivos, as duas revelações se dedicaram ao 'trabalho sujo' e, não por coincidência, estavam em quadra quando a equipe conseguiu abrir 15 pontos de vantagem ao final do primeiro tempo.

"Eles foram fundamentais no segundo período e falei isso paro o grupo no intervalo. Cumpriram a função que esperávamos", afirmou o técnico Lula Ferreira. "Eles deram mais saúde para o nosso time", disse o assistente Guerrinha.
OS "FUNDAMENTAIS" DE LULA
LEIA MAIS
SAIBA COMO FOI A PARTIDA
VEJA FOTOS DO CONFRONTO
Nesta sexta-feira, o ala do New Orleans Hornets marcou 19 pontos no triunfo contra Porto Rico - quatro deles nos momentos decisivos - e ajudou a tirar um peso excessivo das costas de Marcelinho Machado.

"A cada jogo eu tenho evoluído, é algo que vem passo a passo. Cheguei de última hora e tive de aprender umas cinco ou seis jogadas da equipe", afirmou Marquinhos, que interrompeu a preparação com a seleção no início do mês para viajar a Las Vegas e disputar uma liga de verão por sua equipe.

Durante o torneio, o brasileiro sofreu uma contusão na canela esquerda. Jogou apenas três partidas e ficou enferrujado. "Na estréia no Pan eu me senti um pouco pesado", contou. "Mas não acho que tenha feito uma má partida, pois ajudei a seleção nos rebotes e na defesa. E é o que estamos dizendo: você tem de contribuir em tudo, não apenas nos pontos."

Marquinhos tem agora média de 12,3 pontos, 4,6 rebotes e 3,3 assistências, aproveitando-se de sua versatilidade. "Ele é um jogador de estatura alta, mas é eclético. Pode nos ajudar em várias funções", afirmou o técnico Lula Ferreira.

O ala vai brigar para estar no grupo do Pré-Olímpico de Las Vegas. Nesse sentido, a lesão do ala-armador Alex acabou sendo importante para que ele ganhasse tempo de quadra nos Jogos do Rio e pudesse mostrar serviço para o treinador.

Depois da campanha com a seleção, Marquinhos voltará para os Hornets, onde espera ser mais utilizado. Em sua posição, ele terá a concorrência do ala novato Julian Wright, escolhido pela franquia no "draft" deste ano. "Vamos ver como vai ser. Agora também começa a temporada de trocas e pode ser que eu seja negociado. Mas estou preparado para produzir, independentemente do time."