UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 14h17

Machucado, Guilheiro leva ippon de americano e fica com a prata

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas-2004, o paulista Leandro Guilheiro conquistou a medalha de prata até 73 kg no Pan do Rio. Com uma contratura nas costas, ele foi derrotado pelo norte-americano Ryan Reser por ippon.

Flávio Florido/UOL
Bronze em Atenas, o judoca brasileiro fez sua estréia em Jogos Pan-Americanos
Flávio Florido/UOL
Guilheiro depois de saber pelo juiz que havia sofrido um ippon do norte-americano
Flávio Florido/UOL
Leandro recebe a medalha de prata e mostra sua tristeza pela perda do ouro
PERFIL DE LEANDRO GUILHEIRO
VEJA FOTOS DAS LUTAS
ZANGRANDO É OURO NO PAN
DANIELLI YURI É PRATA
A luta durou menos de um minuto e Leandro acabou derrotado após um contra-golpe de Reser. Guilheiro saiu da área de luta transtornado e segundo o próprio norte-americano, a decisão foi polêmica.

"Naquele último golpe, os juízes poderiam ter dado o ippon ou não. Eu aceitaria qualquer decisão porque foi um golpe que podia gerar dúvidas. Como estou na casa do Leandro, achei que a decisão iria para o lado dele", disse Reser, três vezes campeão do Pan-Americano da modalidade e medalhista em duas etapas da Copa do Mundo, no ano passado.

Mais calmo após o pódio, o brasileiro evitou criticar a arbitragem. "Foi justo. Não sei se foi dentro ou fora da área de luta. O (juiz) lateral deu fora. Mas se eu caí e o juiz deu, é ippon. Não tenho que reclamar. Ele mereceu e foi melhor".

O bronze ficou com o canadense Nicholas Tritton, bronze pan-americano pela segunda vez consecutiva, e com o cubano Ronald Girones. Após a luta contra o canadense, Guilheiro sofreu uma contratura nas costas e passou o período entre a semifinal e a decisão fazendo tratamento.

"Minhas costas travaram, foi uma contratura na lombar e eu não conseguia mexia o quadil. Passei a tarde inteira no departamento médico, tomei Voltarem e relaxante muscular. Depois, ainda fiz massagem. Faltando dois minutos, fiz infiltração nas costas", conta.

Em sua primeira luta no Pan, nas oitavas, Guilheiro venceu o haitiano Josue Deprez por ippon. Na seqüência, ele enfrentou o canadense Nicholas Tritton, que foi punido três vezes, deixando o brasileiro na frente por um waza-ari.

Aos 24 anos, o brasileiro disputou seu primeiro Pan-Americano. Ele foi às Olimpíadas de Atenas, em 2004, e conquistou o bronze, a primeira medalha brasileira naquela edição dos Jogos.