UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 09h46

Brasil fica em último lugar pela 4ª vez seguida nas finais do remo

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro*

Nas finais do skiff quádruplo masculino e feminino, os brasileiros obtiveram mais dois últimos lugares na disputa do remo, nesta quinta-feira, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

No primeiro dia das finais do remo nos Jogos Pan-Americanos 2007, na última terça-feira, o Brasil começou com duas medalhas de bronze. Marcelus Marcili, no skiff simples masculino e a dupla Anderson Nocetti e Allan Bittencourt conseguiram o terceiro lugar. Depois disso os barcos brasileiros terminaram em último lugar por quatro vezes consecutivas, o que abalou o moral de alguns remadores
FINAIS COMEÇARAM BEM
BRASIL COMEÇA COM BRONZE
ÚLTIMOS LUGARES ABALAM
Na abertura do último dia de decisões, a guarnição de Jairo Klug, Marco Martins, João Soares Júnior e José Rangel não conseguiu acompanhar o ritmo dos rivais e terminou com a quinta colocação.

O ouro foi para Cuba, com Yuleydis Cascaret, Janier Concepción, Angel Fournier e Yoennis Hernandez, que concluíram o percurso de 2.000 m 6min43s60.

A Argentina ficou com a prata, a 4min14s. O barco do país liderou a prova em seus primeiros 1.000 m, mas foram ultrapassados no terceiro quarto pelos cubanos. Os Estados Unidos ficaram com o bronze, tendo superado o Uruguai após os primeiros 500 m e ainda ameaçado os argentinos na reta final.

Os uruguaios ficaram com a quarta colocação, mais de 17 segundos à frente dos brasileiros, que tiveram desvantagem de 39s05 para os vencedores.

Na primeira fase ocorrida na última segunda-feira e que consistiu apenas na determinação das raias da final, a embarcação brasileira terminou em quarto lugar. O tempo era melhor do que o primeiro colocado nas finais: 6min26s60. O líder também foi Cuba, que liderou a fila com 6min05s57, à frente de Estados Unidos e Argentina, que chegou em terceiro. O Uruguai foi o quinto e último barco.

Já entre as mulheres, Fabiana Beltrame, Mônica Anversa, Renata Gorgen e Kissya Costa começaram com um ritmo forte e passaram na marca de 500 m com a segunda posição. Elas, porém, perderam rendimento na seqüência.

Na segunda parcial, já apareciam em quarto. Depois caíram para quinto. Terminaram a 35s19 do primeiro colocado, o Canadá, com Nathalie Maurer, Zoe Hoskins, Peggy Hyslop e Cristin McCarty. A prata foi para os Estados Unidos e o bronze, para a Argentina.

As canadenses superaram as norte-americanas por apenas 0s55 no resultado não-oficial. Elas precisaram superar as rivais nos últimos 500 m de prova.

Na quarta-feira, o Brasil terminou em último nas provas do quatro sem masculino e do duplo skiff peso-leve.

*Atualizada às 9h58