UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 10h19

Brasil ganha dois bronzes nas primeiras finais do remo

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil terminou com duas medalhas de bronze e um quarto lugar no primeiro dia das finais do remo, nesta terça-feira. Marcelus Marcili, o "Cabeça", que remou no skiff simples, e a dupla Anderson Nocetti e Allan Bittencourt, no dois sem, conseguiram o terceiro lugar.

Giancarlo Giampietro/UOL
Os três remadores brasileiros se reúnem, após conquistar duas medalhas de bronze
PERFIL DE MARCELUS MARCILI
PERFIL DE ANDERSON NOCETTI
PERFIL DE ALLAN BITTENCOURT
VEJA FOTOS DOS BRONZES
APÓS BRONZES, OURO?
Os dois barcos haviam conquistado a vaga na final depois de disputar as repescagens. As semelhanças não param por aí, os dois barcos conseguiram atingir a terceira colocação apenas nos últimos 500 metros, depois de uma arrancada no sprint. A prata também ficou próxima para ambos.

Marcili, o "Cabeça", conquistou a primeira medalha do país no Pan nesta prova. Ele ficou atrás do argentino Santiago Fernandez, que levou o ouro, e do cubano Yoennis Hernandez. O vencedor concluiu os 2.000 m em 6min59s41. O cubano chegou com 5s06 de desvantagem, enquanto o brasileiro passou a 6s06.

O brasileiro conseguiu uma arrancada na segunda metade do percurso, quando ultrapassou o chileno Oscar Vasquez. Ele ainda se aproximou do remador de Cuba, mas a reação não foi suficiente para ganhar a prata.

"Nunca nenhum brasileiro conseguiu uma medalha nessa prova, então isso me dá muita satisfação. Guardei tudo para o sprint final. Eu tinha condição de conseguir a prata, mas não deu", afirmou.

Esta é a quarta participação do remador nos Jogos Pan-Americanos. Ele conquistou sua terceira medalha - já havia ganhado duas de prata, em Mar del Plata-1995 e Santo Domingo-2003.

Nocetti e Bittencourt ganharam o bronze em Santo Domingo-2003 no skiff quádruplo. Eles também optaram por uma estratégia de poupar energia para tentar superar os adversários nos metros finais.

"Fizemos uma prova consciente. A idéia era descansar no início para termos força na chegada. Ajudou também o grito dos torcedores,o que nos fez motivou para brigar pela medalha", disse Nocetti.

Já a terceira final do remo masculino do dia, o duplo skiff peso-leve, não terminou tão bem quanto as duas anteriores. Os remadores brasileiros Thiago Gomes e José Carlos Sobral Júnior conseguiram apenas a quarta colocação.

A embarcação vencedora foi a cubana, dos remadores Eyder Batista e Yunior Perez. Os cubanos terminaram com o tempo de 6min24s19. Em segundo lugar ficou os Estados Unidos, com Rich Montgomery e Andrew Liverman, e em terceiro o Chile que competiu com Felipe Leal e Miguel Cerda. Os brasileiros ficaram a 6s62 dos vencedores e a 1s9 dos terceiros.