UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 13h59

Clemilda Fernandes leva bronze no ciclismo contra o relógio

Fernanda Brambilla
Enviada Especial do UOL
No Rio de Janeiro

Clemilda Fernandes conseguiu a décima primeira medalha brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Na prova feminina do ciclismo contra o relógio, a atleta conquistou o bronze no Parque do Flamengo, zona sul da cidade, neste domingo.

EFE
Clemilda Fernandes comemora a medalha de bronze na prova contra o relógio
PERFIL DE CLEMILDA
BMX CONQUISTA PRATA
A medalha de ouro ficou com a canadense Anne Samplonius, que fez o tempo de 26min23s70, seguida pela mexicana Alessandra Grassi Herrera, que anotou 27min51s19. Clemilda fez 28min15s89.

"Não estou feliz porque poderia ter feito melhor", falou a ciclista após a prova. "Fui prejudicada pelo vento na volta. Na ida, fui muito bem, mas não percebi que estava tanto vendo. Então, na volta fiquei para trás", justificou Clemilda, que disputa seu primeiro Pan.

"Estou emocionada porque essa foi minha estréia, e estou repetindo o resultado que minha irmã fez em Winnipeg-99", lembrou Clemilda.

Se o vento abateu Clemilda, a canadense medalhista de ouro, Anne Samplonius, ficou feliz com o que considerou "pouco calor" durante a prova.

"O vento diminuiu a sensação de calor, que eu esperava que seria muito pior para mim", comentou Anne. "As condições e a organização da prova estavam muito boas, eu até me surpreendi."

Na prova contra o relógio, as mulheres percorrem 500 metros no menor tempo possível.

A ciclista é irmã de Janildes e prima de Uênia - duas outras integrantes da equipe brasileira. Janildes já foi inclusive bronze em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003.

"A gente não tem rivalidade, não, uma torce para a outra, sempre fomos assim desde o começo. Um pódio conjunto seria uma felicidade ainda maior", disse Clemilda.

Antes de entrar para o esporte, Clemida trabalhava como vendedora no negócio da família. Até chegar a seu primeiro Pan, contudo, a mato-grossense passou muitas dificuldades. Em 2001, no primeiro ano em que se dedicou exclusivamente ao ciclismo, a parte financeira era o principal obstáculo.

"Minha primeira competição oficial foi a prova da 9 de Julho. Fui com o dinheiro da passagem de ida. Precisava do prêmio para pagar a volta", relembra ela, que terminou em quarto lugar na tradicional corrida.