UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 11h10

Brasileira leva a prata no BMX do Pan-Americano

Bruno Doro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

A brasileira Ana Flávia Sgobin conquistou neste domingo a medalha de prata do BMX, depois de provas realizadas no Morro do Outeiro. A argentina Gabriela Díaz, número 1 do ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI), ficou com a medalha de ouro e Kimmy Diquez, da Venezuela, garantiu o bronze. A outra brasileira, Luciana Hirama, também participou da decisão do BMX, modalidade estreante em Jogos Pan-Americanos.

Folha
Mais experiente da equipe brasileira, Ana Flávia garantiu a medalha para o país
VEJA PERFIL DE ANA FLÁVIA
PREPARAÇÃO APERTADA PARA O PAN
VEJA MAIS FOTOS DO BMX
Mais experiente atleta da delegação brasileira do BMX, com 27 anos, Ana Flávia ficou muito satisfeita com a prata. "Foi indescritível. Sabia que tinha chance, mas era muito difícil. Minha principal preocupação era a parte a parte física", disse, referindo-se ao período de três anos em que ficou afastada do esporte. A brasileira voltou a treinar e competir somente a três meses do início do Pan.

Já no masculino, o brasileiro Mauro Aquino, de apenas 18 anos, não teve o mesmo desempenho de Ana Flávia e ficou apenas na sexta colocação na disputa final. O americano Jason Richardson ficou com o ouro, seguido dos venezuelanos Jonathan Suarez e Jose Primera, prata e bronze, respectivamente.

"Estou feliz, foi uma grande vitória. Não larguei bem, mas valeu. Foi muito bom ela (Ana Flávia) ter vencido antes, empolgou a gente para a prova. Não conquistei medalha, mas valeu a pena", comentou Aquino.

Quatro brasileiros disputaram o BMX do Pan. Além de Ana Flávia, Hirama e Aquino, Hudson Souza foi o outro representante brasileiro no Rio de Janeiro. Depois da classificação em quarto lugar na primeira fase, entre seis competidores, Souza acabou tendo uma queda na semifinal e ficou fora da decisão.

Aquino caiu em chave mais fraca, com cinco competidores, e conseguiu a passagem para a semifinal juntamente com quatro ciclistas. Na semifinal, o ciclista de 18 anos foi bem e avançou. No feminino, ambas as atletas brasileiras conseguiram se classificar para a final. Apesar de queda em bateria da primeira fase, Hirama se recuperou e conseguiu avançar.