UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Clemilda Fernandes Silva

Data e local de nascimento:
25/06/1979, em São Félix do Araguaia (MT)

Peso/Altura:
53 kg /1,64 m

Residência:
Cesano Moderno (ITA)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Participações no Pan:
Medalha de bronze no contra-relógio e 11º lugar no ciclismo de estrada

Clemilda Fernandes

Clemilda Fernandes chegou ao Jogos do Rio de Janeiro disposta a conquistar mais uma medalha para a família Fernandes, que já tinha um bronze e uma prata da irmã Janildes em Winnipeg-99 e Santo Domingo-03. E ela conseguiu. Garantiu outro bronze para o clã na prova do ciclismo contra o relógio no Parque do Flamengo. Já na corrida de estrada não conseguiu repetir o feito e terminou em 11º, bem atrás da irmã, Janildes, que ficou em quinto.

Incentivadas pelo irmão Neílson, as irmãs Janildes e Clemilda Fernandes se interessaram pelo esporte ainda crianças, quando iam às provas do irmão vê-lo competir. O interesse pela modalidade logo surgiu, mas apenas a mais nova da dupla, Janildes, permaneceu na luta.

Na primeira corrida de ambas, Janildes conseguiu um bom resultado e terminou entre as primeiras. Clemilda, por sua vez, teve um problema na bicicleta, tentou consertá-la no meio do percurso e acabou a prova nas últimas colocações. Competitiva e exigente, decidiu desistir da nova empreitada, enquanto Janildes seguiu carreira.

Clemilda, na oportunidade, tinha 17 anos, apenas um a mais que a irmã. Passou a trabalhar como vendedora no negócio da família. "Minha mãe tinha uma fábrica de material de limpeza, então vendíamos os produtos para ela. Depois fiquei três anos em uma indústria de transformadores de alta tensão", conta a ciclista.

Enquanto isso, Janildes já conquistava seus primeiros resultados internacionais até que, em 1999, disputou o Pan de Winnipeg e faturou o bronze. Na volta ao Brasil, conversou com Clemilda e a convenceu a se dedicar ao ciclismo. "Não tinha coragem de gastar R$ 2 ou 3 mil em uma bicicleta. Então ela me deu de presente", recorda a irmã mais velha.

Quando ganhou o equipamento, Clemilda ainda trabalhava. Mas a rotina durou pouco tempo. Ao lado da prima Uênia (outra integrante da delegação brasileira no Pan do Rio), Clemilda passou a treinar com o apoio do irmão. "Em oito meses no ciclismo entrei na seleção brasileira e consegui meu primeiro contrato."

E por pouco ela não foi ao Pan de Santo Domingo. "Fui cortada porque minha irmã já estava classificada e ninguém acreditava muito em mim. Acho que não queriam colocar mais uma da mesma família. Na verdade, ainda não acredito que nós três iremos ao Rio", comentava Clemilda, em referência ao trio Fernandes presente neste ano.

Até chegar a seu primeiro Pan, contudo, a mato-grossense passou muitas dificuldades. Em 2001, no primeiro ano em que se dedicou exclusivamente ao ciclismo, a parte financeira era o principal obstáculo. "Minha primeira competição oficial foi a prova da 9 de Julho. Fui com o dinheiro da passagem de ida. Precisava do prêmio para pagar a volta", relembra ela, que terminou em quarto lugar na tradicional corrida.

Em seguida, começou a colecionar bons resultados e logo assinou contrato na Europa. "Já são quatro anos na Chirio Forno D'Assolo [equipe italiana], mas em 2006 corri um pouco na Fanini System Data", diz a ciclista, responsável por assegurar ao Brasil uma vaga na Olimpíada de Atenas, preenchida mais tarde pela irmã Janildes. "Ela foi a escolhida porque tinha mais experiência."

Um dos objetivos de Clemilda já foi conquistado: a medalha nos Jogos Pan-Americanos. Agora só falta a vaga em Pequim-2008. Ela mesmo chegou a afirmar que queria ter alguém da família no pódio. Ela mesma foi. Conquistou a medalha de bronze com a bicicleta que recebeu apenas seis dias antes da prova.

"A bicicleta não veio, não pude treinar", afirmou Clemilda, indignada. "Com seis dias de treino, foi o que consegui fazer. O atraso ocorreu porque não tinham verba pra me mandar a bicicleta. Eu fiquei aqui esperando, e a bicicleta não vinha. Me prometeram uma bicicleta especial para essa prova, mas não veio." Mesmo assim, Clemilda Fernandes conseguiu mais uma medalha para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.