UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

12/07/2007 - 17h19

Em estádio vazio, Brasil goleia o Uruguai em estréia no Pan

Lello Lopes e Rodrigo Bertolotto
Enviados especiais do UOL
No Rio de Janeiro

Pouca gente viu a estréia do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Na tarde desta quinta-feira, em um Engenhão praticamente vazio, a seleção brasileira feminina de futebol goleou o Uruguai por 4 a 0.

SELEÇÃO GOLEIA NA ESTRÉIA
Flávio Florido/UOL Esporte
Formiga disputa bola com atleta uruguaia, durante a primeira partida dos times no Pan
Flávio Florido/UOL Esporte
Jogadoras brasileiras comemoram um tento, enquanto jogadoras uruguaias lamentam
Flávio Florido/UOL Esporte
Daniela Alves comemora um dos quatro gols da vitória brasileira no Engenhão
VEJA AS IMAGENS DA PARTIDA
JEITINHO 'DRIBLA' ISOLAMENTO
JAMAICA 1 X 0 EQUADOR
ARGENTINA 2 X 0 PANAMÁ
Esta foi a primeira participação do país nos Jogos que organiza. Mesmo assim, o evento não ganhou a atenção do público. Grande parte da arquibancada ficou vazia, apesar da fila que se formou na entrada do estádio. As tentativas de fazer "ola" foram frustradas pelo público oficial de 4.522 pagantes, ou seja, 10% da capacidade total.

Entre os convidados estiveram Carlos Arthur Nuzman (presidente do COB e do Co-Rio), o ministro Orlando Silva (Esporte), o mexicano Mario Vasquez Raña (presidente da Odepa), o espanhol Juan Antonio Samaranch (ex-presidente do COI) e o próprio João Havelange (ex-presidente da Fifa), que dá nome ao estádio Engenhão e esteve pela primeira vez no local.

E quem chegou atrasado ao Engenhão ficou muito tempo sem saber o placar do jogo. O resultado só foi disponibilizado para o público aos 35 minutos do primeiro tempo, quando o placar já marcava 3 a 0 para o Brasil.

Até mesmo os patrocinadores do Pan "esqueceram" a estréia brasileira. Os quiosques da lanchonete oficial dos Jogos ficaram fechados durante a partida.

Em campo, mesmo sem a sua melhor jogadora, Marta, o Brasil demonstrou grande superioridade. Logo no primeiro ataque a seleção abriu o placar. Formiga cruzou da direita, Cristiane ajeitou de peito e Daniela Alves empurrou para o fundo das redes.

O Brasil seguiu dominando e logo chegou ao segundo gol. Aos 16min, em cobrança de pênalti, Cristiane venceu a goleira Luciana Gomez e fez 2 a 0 para a seleção brasileira.

Sem conseguir passar do meio-campo, o Uruguai apenas viu o Brasil jogar. Rosana Augusto aproveitou um vacilo da zaga uruguaia e, de cobertura, fez o terceiro gol da seleção, aos 35 minutos.

No segundo tempo, o Brasil diminuiu o ritmo. Mesmo assim, seguiu levando perigo à meta uruguaia, principalmente com as boas jogadas de Daniela Alves, Cristiane e Pretinha.

Mas foi em um chute de fora da área que a seleção chegou ao quarto gol. Aos 24min, Daniela Alves arriscou da intermediária e acertou o ângulo da goleira uruguaia. Um golaço.

Com a goleada construída, as jogadoras brasileiras passaram a tocar mais a bola. Mesmo assim, a goleira uruguaia fez ainda duas grandes defesas e evitou que a vitória brasileira fosse ainda mais robusta.

"Não tem essa de jogo fácil. A gente é que fez o jogo ficar fácil", disse a zagueira Aline, que quase não teve trabalho com o ataque do Uruguai.

Já a atacante Grazielle lamentou as oportunidades perdidas em campo. "Tivemos algumas oportunidades que deveríamos ter concluído", disse a jogadora.

A seleção volta a campo neste sábado para enfrentar a Jamaica pela segunda rodada do futebol feminino no Pan.

"A Jamaica é uma equipe com boa resistência física, que corre muito. Temos que trabalhar muito pelas laterais, mais do que fizemos hoje", analisou a goleira Andréia, que apesar de não ter feito nenhuma grande defesa deixou o gramado com a camisa suja.

BRASIL 4 x 0 URUGUAI

BRASIL
Andréia; Simone Jatobá, Aline, Renata Costa e Rosana Augusto; Daniela Alves, Formiga, Cristiane (Grazielle) e Pretinha (Catia Cilene); Maicon e Tânia (Ester)
Técnico: Jorge Barcellos

URUGUAI
Luciana Gomez; Stefania Maggiolini, Tamy Gares, Carla Arrua (Gabriela Paiva) e Aida; Alejandra Laborda, Angelica Souza (Rusch), Juliana Castro (Ramirez) e Natalia Gonzalez; Lara Far e Carla Quinteroz
Técnico: Juan Duarte

Data: 12/07/2007 (quinta-feira)
Horário: 15h30
Estádio: João Havelange, no Rio de Janeiro
Árbitro: Ricardo Cerdas (Costa Rica)
Auxiliares: Marvin Ramirez (Costa Rica) e Luiz Alberto Castille (Peru
Cartões amarelos: Laura Far (URU) e Tânia (BRA)
Gols: Daniela Alves, aos 2min, Cristiana, aos 15m e Rosana Augusto, aos 35m do primeiro tempo; Daniela Alves, aos 24m do segundo tempo.