UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

12/07/2007 - 13h06

Gramado encharcado e falta de técnica marcam vitória argentina

Da Redação
Em São Paulo

O estádio vazio no complexo esportivo Miécimo da Silva não condisse com toda a grandeza esperada pelo Comitê Organizador para os Jogos Pan-Americanos 2007. O jogo de futebol feminino entre Argentina e Panamá, o primeiro evento esportivo do Pan, também deixou a desejar.

AFP
Argentina bate Panamá por 2 a 0 no Miécimo da Silva, na estréia do Pan
DIFÍCIL DE CHEGAR
Com demonstrações de falta de técnica dos dois lados, campo encharcado e com linhas de marcação recém-pintadas a Argentina venceu o Panamá por 2 a 0. "Nós não sabemos jogar assim, com o campo encharcado. Jogamos por baixo, não por cima", reclamou a capitã argentina, Eva Gonzalez.

As estreantes panamenhas revelaram que viriam ao Pan com o objetivo de adquirir experiência. De fato, via-se que pelas instruções do técnico do Panamá (que pedia para as jogadoras chutarem para frente), que o time que não se sentia à vontade em campo. A goleira panamenha também deu diversas demonstrações de inexperiência, com dificuldades de defender as bolas mais fáceis.

"Não temos muitas chances de fazer intercâmbio com países da América do Sul e estamos aqui, no Pan-Americano, testando nosso poder. Queremos saber em que nível estamos para o próximo torneio, que será a classificatória para as Olimpíadas", explicou o técnico do Panamá, Alvarado.

E foi justamente em um dos fracassados chutes para frente que as argentinas abriram o placar. Aos 16 minutos, depois de uma trapalhada na defesa panamenha, Quiñones chutou de fora da área sem chance de defesa para a goleira do Panamá. Segundo ela mesma a sorte a ajudou: "o campo não está rápido, peguei o rebote, por sorte me dei bem e saiu o gol".

O jogo não demorou muito para ser controlado praticamente pelas argentinas. Mesmo assim os chutões predominavam e raramente o Panamá conseguia chegar ao ataque com perigo e quando o fazia acabava chutando para longe do gol. Foi o que aconteceu aos 46 minutos do primeiro tempo, na melhor chance do Panamá, quando a jogadora Aguilar panamenha recebeu sozinha a bola alçada na área e cabeceou para longe do gol.

No intervalo do jogo, mais uma demonstração do despreparo do campo para receber os Jogos Pan-Americanos. Assim como antes do começo do jogo, um funcionário munido de um balde com tinta e uma brocha retocava as linhas do campo, que haviam sido dissolvidas com a chuva.

O segundo tempo não melhorou no quesito técnica. As duas equipes continuaram se baseando nos chutes para frente e a bola permaneceu na região do meio de campo. O que melhorou foi o sistema de drenagem do campo, que não estava tão alagado como no primeiro tempo.

Nem mesmo uma falta frontal na entrada da área argentina foi bem aproveitada pelas panamenhas que chutaram na barreira. Quem se valeu da apatia do Panamá foi a argentina Huber, que depois de uma falta batida de longe aproveitou a sobra dentro da área e chutou forte para marcar o segundo gol.

O jogo caminhou sem maiores emoções até os 36 minutos do segundo tempo, quando a panamenha Bedoya recebeu em profundidade e driblou a goleira argentina, mas a bola acabou escapando e correndo para a linha de fundo. Foi o último lance de perigo do jogo que terminou em 2 a 0

Com a vitória, o time é o primeiro a pontuar no grupo B, que ainda conta com as seleções do México, Paraguai e Estados Unidos. A última, que era uma das favoritas, não competirá com sua seleção principal, deixando a Argentina como principal time do grupo, junto com o México.