UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

12/07/2007 - 15h50

Em confronto morno, Jamaica vence Equador na estréia no Pan

Da Redação
Em São Paulo

No segundo jogo do futebol feminino, entre Jamaica e Equador quem predominou foram as poças de água, que impediram que a bola corresse livremente e diminuíram a capacidade das jogadoras. O jogo acabou em 1 a 0 para a Jamaica depois de um gol sofrido no começo do segundo tempo.

As diferenças entre os dois times começaram a se evidenciar nos primeiros minutos. A Jamaica entrou mais à vontade. Com jogadoras de nível técnico melhor, as jamaicanas entraram tocando a bola e criando algumas jogadas que levassem perigo ao gol adversário. Enquanto isso, o Equador parecia perdido, sem conseguir encontrar seu espaço e apenas chutando em raras ocasiões.

O estádio vazio no complexo esportivo Miécimo da Silva não condisse com toda a grandeza esperada pelo Comitê Organizador para os Jogos Pan-Americanos 2007. O jogo de futebol feminino entre Argentina e Panamá, o primeiro evento esportivo do Pan, também deixou a desejar.

Com demonstrações de falta de técnica dos dois lados, campo encharcado e com linhas de marcação recém-pintadas a Argentina venceu o Panamá por 2 a 0. "Nós não sabemos jogar assim, com o campo encharcado. Jogamos por baixo, não por cima", reclamou a capitã argentina, Eva Gonzalez.

As estreantes panamenhas revelaram que viriam ao Pan com o objetivo de adquirir experiência. De fato, via-se que pelas instruções do técnico do Panamá (que pedia para as jogadoras chutarem para frente), que o time que não se sentia à vontade em campo. A goleira panamenha também deu diversas demonstrações de inexperiência, com dificuldades de defender as bolas mais fáceis.
ARGENTINA VENCE NA ESTRÉIA
LEIA MAIS
PAN COMEÇA SEM ATENÇÃO
FOTOS DO 1º JOGO DO PAN
As equatorianas conseguiram melhorar seu desempenho no jogo por volta dos 20 minutos do segundo tempo, quando começaram a tocar mais a bola no meio de campo. Não por isso o jogo melhorou. As duas equipes continuaram fracas, sem conseguir criar grandes oportunidades de gol.

No intervalo do jogo, os funcionários do estádio fizeram uma intervenção para que os problemas como poças e buracos fossem diminuídos. A saída foi passar um rodo nas partes mais alagadas e colocar areia nos principais buracos do campo.

Na volta do jogo, o segundo tempo começou com momentos mais empolgantes. Aos dois minutos, um lançamento colocou a jamaicana Vincent na área que chutou para o gol. A bola desviou na zagueira e acabou encobrindo a goleira equatoriana, resultando no primeiro gol do jogo.

Depois disso o equador ainda teve duas chances de empatar o jogo. A primeira delas foi depois da reposição da goleira jamaicana que parou na poça dentro da área, mas não possibilitou a conclusão das equatorianas. A outra aconteceu devido a uma falha da defesa que terminou com uma bola no travessão.

Depois dos 15 minutos do segundo tempo, a Jamaica não conseguia mais atacar como no primeiro tempo. Aos 18 minutos, Lorena Aguillar mandou a bola para o gol jamaicano, mas a zagueira da Jamaica tirou a bola em cima da linha. Dois minutos depois a goleira jamaicana pegou uma bola de recuo com as mãos. O juiz marcou a falta dentro da área, mas o equador não conseguiu converter o gol.

Aos 25 minutos, a jamaicana Davis fez uma violenta falta que na resultou na expulsão da jogadora. Com uma jogadora a mais, o Equador aumentou a pressão em busca do gol de empate, mas não obteve sucesso e saiu de campo derrotado.

Este foi o primeiro jogo do Grupo A, o mesmo do Brasil. Às 15h30, o segundo jogo ocorrerá entre Brasil e Uruguai, no estádio João Havelange. Já o Canadá, o quinto integrante do grupo só entrará em campo neste sábado, às 11h15.