UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Daniela de Oliveira Piedade

Data e local de nascimento:
02/03/1979, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
72 kg / 1,73 m

Residência:
Viena (AUT)

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Pan-07:
ouro

Dani Piedade

Dani Piedade conquistou no Pan do Brasil sua segunda medalha de ouro - já havia sido campeã em Santo Domingo-2003. As adversárias desta vez, no entanto, foram as cubanas, que saíram de quadra derrotadas por 30 a 17.

Vizinha do autódromo de Interlagos, em São Paulo, Daniela sonhava em fazer carreira no automobilismo. Como o esporte era "caro demais", escolheu o handebol em 1993, entre outras tantas modalidades que praticava na escola.

Destacou-se atuando pelo Jundiaí, mas até hoje nunca conquistou o título da Liga. Foi no clube paulista que, em 2001, recebeu a proposta para se transferir para a Áustria. Assinou seis meses de contrato com o Hypo Nö, inicialmente para jogar no "time B".

Num país estranho e sem entender o idioma, Daniela diz que "comeu o pão que o diabo amassou". Sofreu muito com o preconceito, "não por ser brasileira, mas por ser uma brasileira no handebol austríaco". Apesar de tudo, a pivô insistiu em ficar e passou a atuar como ponta esquerda. Ao fim do contrato, foi convidada a renovar e então jogar pela equipe principal. Dani foi vice-campeã européia em 2003.

"Na Áustria, eu chorava quase todos os dias, era maltratada, não confiavam em mim e não acreditavam no meu potencial. Fiquei porque fui teimosa", lembra.

No mesmo ano, Dani esteve na seleção que foi campeã dos Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo. Em Atenas-04, a pivô foi a grande surpresa do Brasil. Com atuações destacadas, alternando-se como ponta e pivô, foi a vice-artilheira do time, com 29 gols em sete jogos.