UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Locais de competição

Complexo Riocentro

Localização

Avenida Salvador Allende, nº 6.555, Barra da Tijuca

Esportes

    Badminton, boxe, esgrima, ginástica rítmica, ginástica artística, handebol, judô, levantamento de peso, lutas, taekwondo, tênis de mesa e trampolim

Custo da Obra

R$ 68 milhões

O Riocentro é o centro nervoso do Pan-Americano, vai abrigar o centro de imprensa e a base da emissora oficial dos Jogos, além das arenas para 12 esportes nas duas semanas do evento. Como não podia deixar de ser, o local também está envolto em polêmicas.

Orçada em R$ 68 milhões, a adaptação do centro de convenções em complexo esportivo está a cargo da GL Events, empresa francesa envolvida nos Jogos Olímpicos de Sydney e Atenas. A empresa ganhou a concessão do Riocentro por 50 anos, em troca das obras. O processo de privatização foi cheio de problemas e é alvo de CPI no Rio de Janeiro.

Durante o Pan, o Riocentro será palco das disputas de boxe, esgrima, taekwondo, handebol, badminton, ginástica rítmica e de trampolim, tênis de mesa, judô, lutas, levantamento de peso e futsal. O local foi um dos poucos que recebeu um evento teste antes dos Jogos: o Desafio Internacional de Handebol, no meio de junho, no pavilhão 3, que abrigará também o futsal. Enquanto o evento estava sendo realizado, porém, os outros pavilhões ainda passavam por reformas e as demais arenas não estavam prontas.

Em um raio de 20 km da Vila Pan-americana, o Riocentro tem cinco pavilhões interligados, restaurante, 100 mil m² de área disponível e estacionamento com capacidade para 5 mil carros e 60 ônibus - que, durante o Pan, será utilizado apenas pela Família Pan, autoridades, mídia e caminhões de geração de imagens para TV.