UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Longe de trunfo olímpico, Brasil é líder continental

Reuters

Seleção feminina leva o bicampeonato no Pan de Santo Domingo-2003

O handebol só chegou ao Brasil depois da 1ª Guerra Mundial, trazido pelos imigrantes alemães que desembarcaram no país. A primeira entidade organizada foi a Federação Paulista, fundada em fevereiro de 1940. Em 1954, ela oficializou o handebol de quadra, realizando o 1º Torneio Aberto, disputado ao lado do campo de futebol do Pinheiros. Para este campeonato foi montado um campo de jogo de 40 x 20 metros, com traves de madeira. A modalidade interessou a Confederação Brasileira de Desportos, que criou um departamento de handebol, divulgando o esporte para o resto do país.

A seleção brasileira masculina participou de três Olimpíadas: Barcelona-92, Atlanta-96 e Atenas-04. Nas duas primeiras vezes, a vaga foi obtida fora das quadras, com a desistência de Cuba, bicampeã pan-americana, por motivos financeiros.

A estréia nas Olimpíadas, na Espanha, não foi boa: a seleção perdeu todos os jogos e ficou em último lugar. Nos Estados Unidos, o desempenho foi um pouco melhor e o país conseguiu a 11ª colocação, além da sua primeira vitória nos Jogos: 31 a 25 sobre o Kuait.

Nos Jogos Pan-Americanos, o handebol só passou a figurar a partir de Indianápolis-1987. Logo no primeiro torneio, o Brasil já subiu ao pódio e levou dois bronzes - os donos da casa levaram ouros. Na edição seguinte, a seleção masculina subiu um degrau e levou a prata, atrás apenas de Cuba, que se manteria como melhor equipe das Américas por outras duas edições.

Somente em Santo Domingo-03, a seleção levou seu primeiro ouro, em vitória dramática sobre a Argentina por 31 a 30, com um gol de Bruno Souza na prorrogação. Empolgada, a equipe comemorou sua primeira ida às Olimpíadas por mérito próprio.

Na Grécia, a seleção masculina obteve uma vitória e três derrotas e se credenciou para disputar o nono lugar. Na partida final, contra a Islândia, nem mesmo a derrota tirou dos brasileiros a façanha de voltar para casa com seu melhor resultado da história, um 10º lugar. Outro feito foi a vitória na primeira fase sobre o Egito, quarto colocado no Mundial de 2001. Foi o primeiro triunfo brasileiro em uma fase de classificação em Olimpíadas.

No feminino, o primeiro ouro do país veio em Winnipeg-99, com uma revanche sobre o Canadá, que havia vencido as brasileiras na final em Mar del Plata-95. Desde então, não perderam mais. A estréia feminina em Olimpíadas, em Sydney-2000, não teve brilho, mas a equipe atingiu o objetivo traçado inicialmente pela comissão técnica: ganhar a primeira partida, contra a Austrália. Com a vitória, o Brasil conquistou vaga para a fase seguinte da competição, mas perdeu as seis partidas que disputou.

Apesar do resultado insólito, as brasileiras fizeram confrontos equilibrados contra as fortes seleções da Dinamarca, que se sagrou bicampeã olímpica, e contra a Romênia, na disputa pelo sétimo lugar. Um dos destaques do time foi a goleira Chana, que segue como titular no gol brasileiro sete anos depois.

Em Santo Domingo-03, uma série de vitórias tranqüilas e a placar de 40 a 15 sobre a Argentina na decisão fizeram a seleção feminina chegar a Atenas com sonho de medalha. Entretanto, o sétimo lugar ficou abaixo da meta estipulada, mas foi comemorado como o melhor resultado da história.