Thiago Pereira ganha ouro sem nadar e iguala recorde de Gustavo Borges

Fabio Aleixo

Do UOL, em Toronto (CAN)

Thiago Pereira é, ao lado de Gustavo Borges, o atleta brasileiro que mais ganhou medalhas em Jogos Pan-Americanos na história, com 19 pódios. E tudo isso sem cair na água, ao menos na noite desta terça. Depois de ter participado da eliminatória, ele só teve de ver os colegas Matheus Santana, João de Lucca, Bruno Fratus e Marcelo Chierighini ganharam o ouro no revezamento 4x100m livre para comemorar.

A equipe superou com alguma dificuldade as equipes de Canadá e Estados Unidos, principalmente Matheus Santana, que já havia nadado os 100m livre mais cedo. O Brasil largou mal, chegou a bater em quinto, recuperou o terreno com João de Lucca e Bruno Fratus e, principalmente, Marcelo Chierighini, que nadou abaixo de 48s. 

O tempo foi mais baixo que o 48s80 que lhe valeu o bronze na prova individual. Esse gás final impediu uma reação do Canadá, que ficou na segunda colocação com todo o apoio dos donos da casa. 

De fora da piscina, quem deve ter comemorado é Thiago Pereira. O ouro faz ele chegar a 19 medalhas no Pan (13 de ouro, três de prata e três de bronze) e iguala Gustavo Borges, recordista brasileiro. O nadador fez isso sem sequer cair na água porque, pela manhã, ele nadou a eliminatória apesar do nado crawl (livre) ser seu pior estilo. 

O expediente de participar na eliminatória e torcer na final não é novo. Thiago já foi favorecido em situações parecidas em 2007, no Rio de Janeiro, e 2011, em Guadalajara. A eliminatória de Toronto sequer tinha caráter eliminatório, já que somente sete equipes foram inscritas. A bateria, então, servia apenas para o balizamento e confirmou o favoritismo do Brasil, único país a levar time quase completo ao Pan. 

A melhor marca de todo o Pan é do ginasta cubano Eric Lopez, que tem 22 pódios e 18 ouros. Até o fim da disputa em Toronto, Thiago Pereira terá a chance de ao menos igualar o recordista. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos