Atleta sofre convulsão, volta e ganha prata no levantamento de peso

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

As pernas abandonaram a equatoriana Neisi Dajomes dois passos depois dela levantar 121 quilos. O espanto ficou maior quando o desmaio da jovem de 17 anos virou convulsão. Parece inacreditável, mas no final do dia ela estava no pódio para receber a medalha de prata.

Dajomes  é uma promessa do esporte equatoriano e competiu na categoria até 69 quilos do levantamento de peso no Pan-Americano de Toronto nesta quarta. Quando viu a situação da atleta o narrador falou em momento dramático e pedia pressa no atendimento médico. A equipe de apoio ficou perfilada na frente para tampar a visão enquanto os médicos cuidavam da equatoriana.

Liberada para continuar competindo, ela não se acovardou. No mesmo dia retornou à área de levantamento de pesos para brigar por uma medalha. A expectativa foi lá em cima na tentativa derradeira de erguer 125 quilos, e que podia render um lugar no pódio.

O volume dos aplausos cresciam conforme a barra subiu e culminaram em êxtase quando a prova foi concluída. Dajomes já estava com lágrimas nos olhos quando jogou a barra no chão. Sabia que tinha feito coisa de gente grande. Ela apontou em direção ao público e repetiu o caminho onde desmaiara horas antes.

O técnico esperava na escada e as palmas ainda não haviam acabado quando a jovem saiu para a sala de competições. A equatoriana conquistou os torcedores ao mostrar comprometimento, valores, integridade e muito coração. Ficou a medalha de prata.

A vencedora foi a colombiana Leidy Solis e o bronze ficou com Aremi Fuentes, do México. Dajomes terá muitas oportunidades de melhorar seu desempenho e as expectativas são boas. Ela foi prata no Mundial Juvenil ano passado e conquistou três ouros no Mundial Sub 17 no anos de 2013.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos