Brasil leva bronze e faz história chegando a duas finais no badminton
Do UOL, em São Paulo*
As duplas Daniel Paiola/Hugo Arthuso e Lohaynny Vicente/Luana Vicente fizeram história no badminton nesta terça-feira, conseguindo vaga inédita nas finais masculina e feminina do esporte no Pan de Toronto. Mesmo a derrota do dia, com a dupla mista Alex Tjong e Lohaynny Vicente, foi marcante, já que garantiu o bronze para o país, a primeira medalha na edição de 2015.
Daniel Paiola e Hugo Arthuso garantiram vaga na final diante dos dominicanos Jose Cabrera e Javier Ozuna, os brasileiros venceram por 2 sets a 0 e garantiram pelo menos a prata. A situação é a mesma da irmãs Vicente, que bateram as canadenses Alex Bruce e Phyllis Chan por 2 sets a 0.
As irmãs Vicente conseguiram a vaga na final depois de vencer as canadenses Alex Bruce e Phyllis Chan. Com pelo menos a prata garantida, Lohaynny e Luana já entraram para a história do Brasil na modalidade. Isso porque o país jamais havia conquistado uma medalha feminina no badminton em Jogos Pan-Americanos.
Na grande final, Daniel e Hugo enfrentarão o vencedor do confronto Philip Chew/ Sattawat Pongnairat x Job Casillo/Lino Muñoz, que duelam ainda nesta terça-feira. Já as irmãs Vicente terão pela frente as americanas Eva Lee e Paula Obanana.
Também nesta terça-feira, Alex Tjong e Lohaynny Vicente ficaram com a medalha de bronze nas duplas mistas. Eles foram derrotados pelos canadenses Toby NG e Alex Bruce por 2 sets a 0 na semifinal da competição. Como na modalidade não há a disputa de terceiro lugar, o bronze foi garantido.
*Atualizada às 18h50