Luciano Corrêa é bicampeão pan-americano. David Moura supera o pai e é ouro

Bruno Doro

Do UOL, em Toronto (CAN)

Luciano Corrêa é bicampeão dos Jogos Pan-Americanos. Com quase dois metros de altura e montes de músculos, o judoca tem o corpo necessário para lutar contra os gigantes de sua categoria – os meio-pesados (100kg). Imagine, então, ele tocando violino...

A cena pode não combinar esteticamente. Mas o instrumento musical, que ele toca desde a infância, é fundamental no processo de treinamento do veterano. Aos 32 anos, ele toca violino para se acalmar, ajudando a relaxar da pesada rotina de treinamentos.

Foi assim que ele conseguiu seu segundo ouro pan-americano, nesta terça-feira, em Toronto. Quatro anos após ser campeão em Guadalajara, ele contou com uma ajudinha pelo bi: seu grande rival, o cubano José Armenteros, atual vice-campeão mundial, foi eliminado na semifinal em uma luta polêmica. 

Na final, Luciano venceu o canadense Marc Deschenes, apenas o número 50 do mundo – que nem mesmo é o melhor de seu pais no ranking mundial (Marc Reyes é o 20º da lista). Campeão do mundo em 2007, o brasileiro superou a torcida contra para conquistar o ouro.

Após a conquista do ouro, o judoca comentou o bicampeonato. "Fico honrado em entrar nesse seleto grupo de medalhistas. Nosso trabalho mostra que o Brasil está evoluindo", disse ao UOL Esporte.

David Moura supera o pai e é ouro

Quando David Moura se classificou para a final do pesados do Pan-Americano de Toronto, conseguiu um feito em família: superou seu pai, outro medalhista pan-americano. Fenelon Oscar da Silva conquistou o bronze no Pan da Cidade do México, em 1975.

"Eram outros tempos. Eu era completamente amador. A estrutura era menor, também", lembra. "Aliás, eu era menor também. Era 20kg mais leve do que o David hoje", conta o cuiabano, que está no Canadá com sete membros de sua família para acompanhar o filho – que tem pouco mais de 130kg.

Da arquibancada, Fenelon viu o filho, de 27 anos, conquistar a medalha de ouro. David, porém, veio ao Pan de última hora: titular, Rafael Silva rompeu os músculos do peito e teve de ser operado. Mas o judoca fez bonito na final: venceu o equatoriano Freddy Figueroa por ippon depois de apenas 13 segundos no tatame. Foi a vitória mais rápida do judô no Pan de Toronto.

"Superei meu pai. Muito feliz. Ele me ensinou o que sabia e foi natural. Falei que resultado seria melhor que o dele. Tô muito preparado, fui campeão dois meses atrás. Veio o ouro aqui é vou buscar medalha no Mundial", afirmou. David também comentou o golpe que lhe deu a vitória. "Treino muito essa técnica. Não conhecia o adversário e entrou", disse o judoca brasileiro após a conquista

Mayra Aguiar perde para arquirrival e fica com a prata 

Mayra Aguiar foi a primeira a subir no tatame e ficou com a medalha de prata até 78kg. Atual campeão mundial, a judoca gaúcha perdeu para a arquirrival Kayla Harrison, dos EUA, atual campeã olímpica. As duas alimentam rivalidade recente e já lutaram 14 vezes, com sete vitórias para cada.

Mayra falou sobre seu sentimento após a derrota. "Eu dei tudo de mim, tem alguns erros que com certeza vou trabalhar em casa. É horrível, odeio perder, me sinto mal, dá vontade de sair daqui e começar a treinar logo. A medalha de ouro vai vir na Olimpíada, tem Mundial esse ano, vou me preparar. Mas eu saio com uma prata, é uma competição dura, enfrentei a vice e a campeã olímpica, não estou satisfeita, queria o ouro, mas vou tirar os frutos disso tudo", disse à reportagem.

Depois da medalha de ouro, Kayla Harrison comentou a rivalidade com a brasileira. "Foram muitos confortos com ela. Nos últimos dois anos, aumentamos o nível da categoria. Essas lutas freqüentes nos fazem sempre procurar o melhor, tirar o melhor de cada uma. Pra mim, ajuda muito ter uma rival como ela", afirmou.

Desde 2007, as norte-americanas são pedras no caminho de Mayra. Primeiro foi Ronda Rousey. Antes de migrar para o MMA, a atual campeã do UFC foi medalhista de ouro no Pan-Americano do Rio. Batendo Mayra na final.

Depois, chegou Kayla Harrison. Atual campeã olímpica, ela é a grande rival da gaúcha. Venceu Mayra no Mundial de 2010, nos Jogos Olímpicos de 2012 e no Pan de Guadalajara-2011. No ano passado, a brasileira venceu na semifinal do Mundial da Rússia. Quebrando a série em grandes eventos.

Em recuperação de operação no joelho, Maria Suelen é bronze

Na final do Mundial de 2014, Maria Suelen Atheman foi derrubada pela cubana Idalys Ortiz. A queda foi grave e custou muito tempo para a brasileira. Com uma lesão séria no joelho direito, foi operada e ficou quase um ano fora de combate.

O Pan-Americano de Toronto foi sua primeira competição desde que foi liberada pelos médicos. Ela saiu com a medalha de bronze, após bater a dominicana Leidi German. Mas mostrou falta de ritmo. Na semifinal, encontrou uma rival dura, a mexicana Vanessa Zambotti, para quem já tinha perdido quatro vezes em seis confrontos. E voltou a perder. Mas garantiu o pódio em Toronto.

"Esse bronze é ouro. Foram nove meses de esforço após uma cirurgia muito grande em que reconstruí três ligamentos do joelho. Só ter voltado antes já é uma vitória", comemorou Maria Suelen.

UOL Cursos Online

Todos os cursos