Joia da ginástica artística lesiona joelho e perderá Pan e Mundial

Do UOL, em São Paulo

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Rebeca Andrade sofreu lesão no joelho durante treinamento

    Rebeca Andrade sofreu lesão no joelho durante treinamento

A ginasta Rebeca Andrade, que tem apenas 16 anos e é tratada como uma joia da modalidade no país, não poderá participar dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN) em julho, nem do Mundial de Glasgow (ESC), em outubro. No último sábado, a ginasta rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficará afastada dos tablados por pelo menos oito meses.

De acordo com a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Rebeca será submetida a uma cirurgia na próxima quinta-feira.

Rebeca era uma das principais peças da equipe brasileira para a disputa do Mundial, que classificará as oito melhores equipes para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. A jovem tem nota acima de 14 em três aparelhos (barras assimétricas, trave e solo).

Caso o Brasil não confirme vaga entre as equipes no Mundial, terá uma outra chance no evento-teste que será realizado em abril do ano que vem no Rio. E a expectativa é que Rebeca esteja apta para o torneio.

Esta é a segunda vez que um problema físico impedirá Rebeca de disputar uma grande competição. No ano passado, às vésperas da Olimpíada da Juventude de Nanquim (CHN), ela teve uma lesão no dedinho do pé e acabou substituída por Flávia Saraiva.

A equipe que representará o Brasil no Pan de Toronto será conhecida nesta terça-feira.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos