Berço das Américas tenta reeditar par de ouros
As Bahamas foram a primeira porção das Américas a ser avistada por um europeu. Em 12 de outubro de 1492, depois de navegar por nove semanas, Cristóvão Colombo desembarcou na ilha de Guanahani, como era chamada pelos luku cairi, nativos que lá habitavam. Como era de costume dos navegantes, Colombo batizou a ilha de San Salvador, o primeiro nome do local.
Primeira no descobrimento, as Bahamas também podem se vangloriar de seu histórico olímpico. As ilhotas são a terceira força caribenha na história das Olimpíadas, só atrás de Cuba e Jamaica em número de medalhas. Em Pans, porém, é ultrapassada por Porto Rico e Trinidad no quadro geral e fica na quinta colocação entre os países do Caribe.
Em 1629, a ilha foi declarada possessão da Inglaterra, que instituiu por lá a cultura de cana-de-açúcar e algodão, feita basicamente por escravos africanos - o que durou até a abolição de 1834.
Depois da independência, conseguida somente em 1973, o arquipélago de mais de 700 ilhas e 2.500 ilhotas prosperou por meio do turismo e dos investimentos bancários internacionais.
Com história similar a outros vizinhos caribenhos, a composição de sua população não poderia ser diferente e, ainda hoje, 85% dos habitantes de Bahamas são negros.
Chandra Sturrup e Debbie Ferguson são partes desta maioria. Consideradas as "meninas de ouro", as duas são as únicas cidadãs de Bahamas que conquistaram uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ambas no atletismo e em 1999.
Para o Brasil, a conquista de Debbie foi especialmente frustrante. Isso porque, com 20 décimos a menos que Lucimar Moura, a bahamense terminou os 200 metros rasos em primeiro lugar, deixando a brasileira com a prata, em uma chegada emocionante. O país ainda ganhou mais dois ouros na vela, na sua estréia no Pan, em 1959. Kenneth Albury e a dupla Durwood Knowles e Sloane Farrington foram os campeões.
Além dos quatro ouros, o país também conta com nove pratas e seis bronzes. Na última edição do Pan, em 2003, conseguiu duas medalhas de prata conquistadas por Jacqueline Edwards no salto em altura e Lavern Eve no lançamento de dardos.
Para os Jogos de 2007, as modalidades que podem render medalhas para a delegação bahamense são a natação e o atletismo. Tonique Williams-Darling, campeã olímpica nos 400 m rasos em Atenas-04, já confirmou presença, mas seus recém-completados 30 anos de idade podem dificultar o caminho para o pódio. Debbie Fergunson também estará presente na disputa dos 100 e 200 metros rasos.