UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Murilo Endres

Data e local de nascimento:
03/05/1981, em Passo Fundo (RS)

Peso/Altura:
76 kg /1,90 m

Residência:
Modena (ITA)

Posição:
Ponta

Clube:
Cimone Modena (ITA)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
ouro

Murilo

Irmão do meio-de-rede Gustavo, Murilo foi um dos únicos estreantes em Pan na seleção brasileira (o outro é o também ponteiro Samuel). O jogador, entretanto, chegou à competição com um título mundial na bagagem. E acrescentou a medalha de ouro conquistada no Rio de Janeiro.

Convocado pela primeira vez em 2004, Murilo foi pouco utilizado no Mundial do Japão, realizado no ano passado, mas pôde comemorar ao lado do irmão a vitória no campeonato.

Murilo começou a carreira no Banespa, clube que defendeu por cinco anos. Ainda atuou duas temporadas no Suzano antes de se transferir para a Itália, para jogar no Valentia. O bom desempenho o fez ir a uma equipe mais forte, o Modena, do levantador Ricardinho.

Para ficar com a vaga no Pan, Murilo enfrentou uma concorrência dura. O jogador, que garimpou o seu lugar no time em 2005, teve que encarar o retorno de Nalbert. A contusão do ex-capitão da seleção brasileira, entretanto, acabou facilitando o caminho de Murilo até o Pan.

"Ainda tenho um sonho de jogar um Pan-Americano, jogar uma Olimpíada. Acho que tudo que a gente joga pela seleção é com muito prazer", afirma Murilo.

Fora das quadras, o vôlei também está marcado na vida de Murilo. Se não bastasse ser irmão de um outro jogador da seleção, ele é noivo de Jaqueline, uma das estrelas da equipe feminina do Brasil.