UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Fotocom/Divulgação

Nome completo:
Adriana Kostiw

Data e local de nascimento:
16/03/1974, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
69 kg / 1,71 m

Residência:
São Paulo (SP)

Classe:
Laser Radial

Participações em Pan-Americanos:
Rio-07

Participações em Pan-Americanos:
Bronze na laser radial

Participações em Olimpíadas:
Atenas-04 (17ª colocada)

Adriana Kostiw

Adriana Costiw conseguiu o que parecia impossível. Ela chegou à "Regata da Medalha" em quinto lugar, mas, com uma combinação de resultados, ela saiu com a medalha de bronze. Antes disso, ela chegou a ocupar o 11º lugar, mas teve uma competição de recuperação nas regatas finais.

Adriana cresceu na beira da represa de Guarapiranga, em São Paulo, e aprendeu a gostar de esportes com o avô, que praticava natação na represa todas as manhãs. Na vela, começou aos nove anos de idade, quando seu pai a ensinou a velejar de windsurfe.

Foi a senha que precisava para colocar a criatividade para funcionar. Usando materiais de um velho estaleiro à beira da represa da Guarapiranga, Adriana passou a criar seus próprios barcos.

Apesar da forte ligação com o esporte, Adriana não deixou de lado os seus outros interesses. Estudou fotografia e cursou faculdade de moda, mas depois de um período trabalhando no meio publicitário, resolveu abandonar o emprego para ser atleta profissional.

Sua especialidade era a classe Europa, mas trocou em dezembro de 2003 para tentar a vaga olímpica ao lado de Fernanda Oliveira na classe 470. A parceria deu certo e menos de um ano depois, as duas foram para os Jogos de Atenas-2004 e conquistaram o 17º lugar.

Após as Olimpíadas, a parceria foi desfeita e Adriana passou a velejar sozinha na classe Laser Radial. O resultado foi surpreendente. Em 2005, a velejadora passou boa parte da temporada invicta, conquistando, entre outros, o título sul-americano da classe.

Na seletiva para a formação da equipe brasileira no Rio-2007, porém, sofreu para confirmar a vaga. Pesada para as condições de vento fraco do Rio de Janeiro, e ainda se recuperando de uma cirurgia no tornozelo, ela teve de fazer dieta durante o Natal. Mesmo assim, sofreu para bater a jovem Viviane Béghin, de 17 anos.

As duas disputaram a vaga até o último dia de disputa, quando Viviane, que liderava a penúltima regata, errou o percurso e acabou perdendo a prova. Na última regata, Adriana só teve de administrar a vantagem.