UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Manuella Duarte Lyrio

Data e local de nascimento:
27/07/1989, em Brasília (DF)

Peso/Altura:
56 kg / 1,64m

Residência:
São Paulo

Provas:
200 m e 400 m livre

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Décimo lugar nos 200 m livre

Manuella Lyrio

A nadadora Manuella Lyrio, 17, fez sua estréia nos Jogos Pan-Americanos. E não obteve bons resultados, conquistando apenas o décimo lugar nas semifinais dos 200 m livre e o 13º na semi dos 400 m livre.

Ela deixou órfãos muitos fãs da musa da natação brasileira, Mariana Brochado. Na disputa da última seletiva para o Pan, o Troféu Maria Lenk, no início de maio, no Rio de Janeiro, Manuella conseguiu o índice nas eliminatórias dos 400 m livre e, na final, fez marcação cerrada sobre a rival favorita à vaga. A estratégia surtiu efeito e o lugar no time brasileiro para os Jogos ficou com a atleta desconhecida.

Mais do que a classificação da novata, o que tomou conta da imprensa foi o fato de Mariana ter ficado fora do Pan. Mas o técnico da veterana, Carlos Lamah, elogiou a atleta de 17 anos. "O mérito é todo da Manuella. O que importa é o que o Pan é em casa e a gente tem que torcer por eles. O Brasil está muito bem representado. Mesmo não sendo a Mariana Brochado, e sim, a Manuella Lyrio."

Nas eliminatórias da prova, Manuella nadou 4min15s00, baixando em mais três segundos o tempo de Mariana, que até então estava pré-classificada para o Pan. As duas nadaram a mesma série na etapa inicial, o que foi considerado decisivo por Manuella na busca da vaga.

Na final, a novata piorou seu tempo, registrando 4min19s59, e conseguindo apenas a quarta posição. Mas terminou à frente de Mariana, o que era o seu objetivo. A vencedora foi a recordista sul-americana Monique Ferreira, a outra brasileira classificada. A dupla ocupa as vagas também nos 200 m livre, prova em que Manuella se classificou com 2min02s98.

A primeira grande competição em que Manuella se destacou foi o Mundial Júnior disputado no ano passado, também no Rio de Janeiro. A brasileira foi quarta colocada nos 200 m livre, com 2min03s26. Ela fez uma prova de recuperação, depois de chegar a ocupar a sétima colocação.

Ela ainda ajudou o quarteto nacional a ficar em quarto no revezamento 4x200 m livre, em quinto no 4x100 m livre e em sétimo no 4x100 m medley. A ironia é que Mariana Brochado foi a madrinha da seleção brasileira na competição e, na ocasião, destacou o potencial de sua sucessora.

A loira Manu foi para São Paulo em 2004, acompanhada da mãe e da irmã, para treinar no clube Pinheiros. Seu técnico é Marco Vega.