Data e local de nascimento:
20/02/1989, em São Luís (MA)
Peso/Altura:
68 kg / 1,87 m
Residência:
Florianópolis (SC)
Prova:
100 m costas
Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan-2007:
Quinto lugar
Leonardo Guedes
Em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, o maranhense Leonardo Guedes, 18, obteve o quinto lugar na prova dos 100 m costas, com o tempo de 56s13. Thiago Pereira ficou em terceiro na mesma prova com 54s75.
A primeira chance que Leonardo teve de ver os melhores do mundo em ação foi no final de março deste ano, no Mundial de Melbourne. Ele parou nas eliminatórias das duas provas que disputou, os 50 m e 100 m costas, mas ganhou experiência para a grande disputa desta temporada, o Pan-Americano.
Para se tornar um bom nadador, Leonardo deixou de lado até as partidas de futebol, o segundo esporte na preferência do torcedor do Sport Club do Recife, cidade em que foi criado. Foi lá que, aos quatro anos, começou a praticar natação, por influência da mãe, que tinha medo de nadar e não queria que o mesmo acontecesse com o filho.
Descoberto pelo técnico Marcus Torres, quando ainda estava na categoria infantil, ele começou a conquistar medalhas em campeonatos nacionais e, como diz, “tomou gosto” pelo nado costas. No ano passado, levou ouro (50 m peito), prata (100 m peito) e bronze (4x100 m medley) na primeira edição do Mundial Júnior, disputado no Rio de Janeiro.
Uma responsabilidade recai nos ombros do novato, a de preencher o vazio deixado por Rogério Romero, grande atleta nacional do nado costas, que disputou cinco Olimpíadas e foi ouro nos Pans de Havana-91 e Santo Domingo-2003. Leonardo diz que o melhor é ignorar a pressão externa. Mas não esconde seus planos “Espero conseguir coisas melhores.”