UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Pamela Imbico Nogueira

Data e local de nascimento:
17/07/1988, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
53 kg / 1,63 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Bronze por equipes

Pamela Nogueira

Logo em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, a brasileira Pamela Nogueira foi reserva da equipe que conquistou a medalha de bronze por equipes, em competição vencida pelos Estados Unidos e que teve o Canadá como segundo colocado.

Pamela Nogueira entrou aos poucos para a seleção brasileira, tanto nas categorias de base como na adulta. A primeira convocação foi em 2002, quando a atleta participou de uma seletiva e passou a treinar com a equipe júnior, mas acabou cortada. Para voltar pouco tempo depois e, em 2005, iniciar a transição para o time principal.

O primeiro título da atleta foi conquistado exatamente em 2005, no Sul-Americano juvenil, nas provas de equipe e rotina livre combinada. "Eu cheguei a treinar com o grupo que foi para o Mundial de Montréal, mas não viajei para a competição", lembra.

Sua estréia no evento mais importante dos esportes aquáticos depois das Olimpíadas foi em março deste ano, em Melbourne. Na Austrália, ela chegou a três finais, com equipe técnica (10º lugar), equipe livre (10º lugar) e combo (9º lugar).

No ano anterior, Pamela havia sido campeã sul-americana absoluta em equipe e rotina livre combinada e também ajudou o Brasil a conquistar um sexto lugar no combo e uma sétima colocação na equipe na primeira edição do World Trophy, torneio internacional realizado na Rússia, país que é potência da modalidade.

Antes de adotar a modalidade aquática, Pamela dedicou-se à ginástica durante seis anos. "Eu fiz ginástica rítmica dos 4 aos 10 anos de idade, com as irmãs Bia e Branca, lá no Tijuca. Aos 12 anos, mudei para o nado", conta a atleta, que até hoje defende o mesmo clube carioca.

Depois de disputar o Pan-Americano, a carioca já tem um compromisso importante. Vai iniciar a faculdade de Educação Física.