UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Acrobacia na água ganhou fama no cinema

AFP

Equipe brasileira se apresenta no Pan de Winnipeg, no Canadá, em 1999

O nado sincronizado teve origem na Europa, no final do século 19, com demonstrações de habilidades acrobáticas dentro d'água nos intervalos das competições da natação. Esporte exclusivo de mulheres hoje em dia, começou a ser praticado por alemães, numa disputa masculina em Berlim, em 1891. Existem, porém, registros de que algumas representações artísticas sobre guerras na antiga Grécia eram celebradas com manifestações semelhantes ao nado sincronizado.

Antes de se converter em esporte, e posteriormente em modalidade olímpica, o nado sincronizado era apresentado em espetáculos aquáticos com acrobacias nos Estados Unidos. Em 1907, a australiana Annette Kellermen tornou-o conhecido, dançando debaixo d'água num tanque de vidro, em Nova York.

Posteriormente, a modalidade foi melhorada e desenvolvida por Katherine Curtis, que incluiu figuras feitas n'água por equipes de nadadoras acompanhadas por música, chamadas de Sereias Modernas. A inovação alcançou o auge de popularidade nas décadas de 40 e 50, quando os filmes musicais dos estúdios MGM, estrelados pela nadadora Esther Williams, fizeram sucesso no mundo todo. O mais famoso foi "Escola de Sereias".

O nome do esporte se originou em 1933, durante a Feira de um Século do Progresso, realizada na cidade norte-americana de Chicago. Durante o evento, após uma apresentação dos alunos de Katherine Curtis, o nadador medalhista de ouro Norman Ross cunhou o termo "nado sincronizado".

O formato atual foi desenvolvido quase na mesma época pelo estudante Frank Havlicek, que estabeleceu as primeiras regras. O nado sincronizado é um dos poucos esportes olímpicos em que participam apenas mulheres - os outros são a ginástica rítmica e o softbol.

Presente nos Jogos de Helsinque-1952 até os do México-1968 como esporte de exibição, o nado sincronizado começou a ser disputado oficialmente em 1953, no Campeonato Mundial de esportes aquáticos. Dois anos depois, entrou no programa dos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México.