Data e local de nascimento:
06/03/1982, em Viçosa (MG)
Peso/Altura:
103 kg / 1,77 m
Residência:
Viçosa (MG)
Categoria:
Até 105 kg
Participações no Pan:
Rio-2007
Campanha no Pan do Rio:
Medalha de bronze
Fabrício Mafra
O brasileiro Fabrício Mafra conquistou a medalha de bronze no levantamento de peso, na categoria 105 kg dos Jogos Pan-Americanos. Ele acabou com um jejum de 12 anos do Brasil sem medalhas na competição. A última medalha - um bronze - havia sido conquistada por Edmílson Dantas, atual treinador da equipe masculina.
Mafra - que é guarda municipal em Viçosa (MG) - obteve 151 kg no arranque e 187 kg no arremesso, totalizando 338 kg. Diferente da disputa em que Jaqueline Ferreira perdeu o bronze por ser 250 g mais pesada que a concorrente venezuelana, desta o Brasil levou vantagem por ter um atleta mais leve.
O atleta mineiro levantou o mesmo que o argentino Damian Abbiate. Por ser 3,7 kg mais magro, faturou o bronze. Pelas regras da modalidade, quando dois atletas empatam neste esporte, a medalha fica para o pesista mais leve. E foi isso o que aconteceu.
"Tomei uma dose de comprimido e fiquei viciado, dependente". Esta comparação que Fabricio Mafra faz para explicar como iniciou no esporte. Ele praticava judô desde os 13 anos. Quando tinha 17 descobriu que o levantamento de peso poderia o ajudar no esporte. "Acabei me destacando mais no levantamento, larguei o judô".
E o que o incentivou? "Tive a oportunidade de disputar o pré-Olímpico de Sydney. Treinando apenas há quatro meses, fiz uma viagem internacional. Foi fantástico" conta o mineiro, que é guarda municipal em Viçosa, Minas Gerais.
Ele diz que a maior motivação sempre veio dele mesmo. "Fiz tudo por mim. Meus primeiros treinadores me desmotivaram. Foi quando, em 2002, tive contado com o meu atual técnico, Edmilson Dantas. Passei a treinar com ele".
Mafra comenta que a partir daí tudo mudou. Seu nível de treinamento subiu muito, assim como sua qualidade técnica. "Também tive a sorte de treinar em um clube como o Pinheiros. Aqui tenho estrutura", diz.
Ele não se considera um atleta talentoso. "Tenho algumas limitações físicas, meu biótipo não é para o levantamento", comenta. "Mas meu esforço e minha dedicação superam tudo".