UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Folha

Nome completo:
Leandro Simi

Data e local de nascimento:
29/10/1977, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
--/--

Residência:
Joinville (SC)

Posição:
Pivô

Clube:
Joinville/Krona/DalPonte

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Simi

Simi teve duas mudanças de rumo no mês anterior ao Pan. No final de junho, ele decidiu trocar o Polaris World, time que defendia na Espanha junto com Lenísio e Ciço, e voltar ao Brasil para atuar no Joinville. A princípio fora da convocação da seleção brasileira para o Pan, o pivô já se estabelecia no Brasil quando foi chamado para atuar nos Jogos - um dia antes da estréia brasileira contra a Guatemala.

A repentina chegada à seleção veio por causa do corte de Schumacher. Atleta do Boomerang/Interviu, da Espanha também, ele se contundiu em um jogo no final da liga espanhola que permaneceu nos treinos da equipe nacional no Rio de Janeiro.

Simi já atuou no Brasil em clubes como Wimpro, Banespa, General Motors, Vasco de Gama, Corinthians, São Paulo/Barueri, além do Perugia, da Itália, antes de jogar na Espanha.

O jogador é convocado desde 1998 para seleção brasileira, tendo sido campeão da Taça América em seu primeiro ano, do Campeonato Sul-Americano em 2000 e do Grand Prix de Futsal em 2005. Ele também participou do Mundial de Futsal de Taipei, em 2004.

Reinaldo Simões, coordenador da seleção e chefe de equipe do futsal no Rio, explicou que os dois atletas jogam na posição de ala-direito. Por isso a convocação de Simi no lugar de Schumacher. "O Schumacher e o Simi atuavam na Espanha mais como alas-direito do que em suas posições originais. Por conta disso houve a preferência da convocação do jogador do Joinville."

Simi deu conta do recado e teve boas atuações no Rio de Janeiro. Apesar de não ter sido titular, o ala jogou em todas as cinco partidas e guardou dois gols na campanha vitoriosa que culminou com a medalha de ouro brasileira.

A estréia do futsal em Jogos Pan-Americanos não poderia ter sido melhor para a seleção brasileira. O ouro foi conquistado com belas atuações, como na final contra os rivais argentinos, por 4 a 1. Na primeira fase, o Brasil passou por Guatemala (4 a 1), Cuba (8 a 0) e Paraguai (2 a 0), e depois derrotou a Costa Rica, por 8 a 1, na semifinal.