UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Dovenir Domingues Neto

Data e local de nascimento:
05/09/1981, em Uberlândia (MG)

Peso/Altura:
73 kg / 1,78 m

Residência:
Madri (ESP)

Posição:
Fixo

Clube:
Boomerang Interviú (Espanha)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Neto

Apesar de um dos mais jovens da equipe, Neto já tem uma longa história de participação na seleção brasileira. Desde 2002 já é dos mais destacados do time. Em 2004, esteve no Mundial de Taipei, onde foi medalha de bronze após perder a semifinal para a Espanha - país onde mora atualmente.

"Estou desde 2005 lá. A gente tem um reconhecimento maior por lá. Agora no Brasil é que está começando isso. Isso é acreditar e respeitar o jogador. Quando a coisa dá certo, a gente tem que copiar e melhorar mesmo. Para o Brasil voltar a ser um celeiro, coisa que a gente perdeu para a Espanha nos últimos tempos", afirma o fixo que atua pelo Boomerang Interviú, um dos mais destacados times espanhóis.

"Ele é considerado o time mais vitorioso do futsal. Ainda tenho um contrato em vigor com eles até meio de 2008. Ainda falta mais uma temporada", diz o jogador que tem um título da liga espanhola (em 2005) e três do Intercontinenal (em 2005, 2006 e 2007).

Muito antes do sucesso na Espanha, onde atua ao lado de outros astros do futsal brasileiro, como Schumacher, Marquinho e Gabriel, Neto começou a jogar bola com cinco anos em Uberlândia (MG) - sua cidade natal.

"Como todo moleque, a gente sempre tem o maior espelho no futebol de campo, mas sempre começa no futebol de salão. Depois que a gente entra no meio [do futsal), eu pensei: 'vou ficar onde eu tô mesmo, que é o onde eu gosto, e onde a gente tem reconhecimento'", conta.

Aos 15 anos, ele trocou o interior de Minas pela capital Belo Horizonte para atuar no Atlético-MG. Depois de ficar três anos no Galo, Neto partiu para o Minas e, posteriormente, para a Ulbra.

No Pan do Rio de Janeiro, a exemplo de Lenísio, Neto se machucou, mas ao contrário do companheiro, pôde participar dos jogos da primeira fase da competição, nas vitórias contra Guatemala (4 a 1), Cuba (8 a 0) e Paraguai (2 a 0).

O jogador teve um estiramento muscular na coxa direita que o impediu de continuar jogando na campanha da medalha de ouro do Pan-Americano. Neto foi ausência na semifinal contra a Costa Rica, na goleada por 8 a 1, e na decisão sobre os argentinos , vitória por 4 a 1.