UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Lenísio Teixeira Júnior

Data e local de nascimento:
23/10/1976, em Cuiabá (MT)

Peso/Altura:
82 kg / 1,77 m

Residência:
Cartagena (ESP)

Posição:
Pivô

Clube:
Polaris World Cartagena (ESP)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Lenísio

Considerado um dos melhores do mundo junto de Falcão, Lenísio tem marcas de goleador pouco vistas na história do futsal. Em 2005, na liga espanhola, onde atua até hoje, chegou a ser o goleador com mais de 30 gols de diferença para o segundo artilheiro. Um recorde até agora.

Premiado lá fora, Lenísio recusou a seleção brasileira por mais de quatro anos. Após jogar o Mundial de 2000, ele deixou o time dizendo que não estava confortável na equipe nacional. "Eu acho que eu perdi a vontade de estar na seleção pela maneira que eu via o time naquele tempo. Perdi a motivação e dei lugar aos que tinham. Agora, com PC e a comissão técnica veio a motivação", diz ele que já esteve com o time em 2006, na conquista dos Jogos Sul-Americanos em Buenos Aires.

Irmão de Vinícius, ala convocado para o Pan também, Lenísio pensa em voltar para o Brasil logo para poder ficar mais próximo da sua convocação para o Mundial. "Vou pensar que é melhor. Já tem cinco anos que estou fora. Já está bom. Quero estar muito próximo do PC (técnico da seleção) para ser chamado para o Mundial do ano que vem", explica.

O seu destino mais provável é o Malwee/Jaraguá, o mesmo de Falcão." Já joguei com ele. A gente praticamente começou junto no futsal. No Brasil, tínhamos uma relação até íntima; eu freqüentava a casa dele. Mas nunca busquei uma comparação. Nunca busquei o melhor do mundo. Se tivesse buscado, eu teria ido para o Mundial (de 2004). Ele foi o melhor do mundo por próprios méritos. Não tem nenhum tipo de vaidade", diz.

Com Vinícius, o irmão, ele conta também que tem boas lembranças de atuações conjuntas, mas ressalta que não é fácil. "É difícil jogar contra e jogar a favor com ele. É melhor jogar a favor, lógico. Como a gente é irmão, a gente procura não ficar muito junto para as pessoas não ficarem falando. Se bem que se fica separado, falam que a gente está brigando. Mas, no geral, a gente tenta se ver como um jogador comum", conta.

Na conquista da medalha de ouro da seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio, Lenísio teve um grande azar. O pivô sofreu lesão muscular na panturrilha esquerda na estréia brasileira contra a Guatemala e ficou fora do restante da competição.

Mesmo assim, o jogador permaneceu com a seleção e sempre foi lembrado, em entrevistas, pelo elenco brasileiro durante a campanha. A estréia do futsal em Jogos Pan-Americanos não poderia ter sido melhor para a seleção brasileira.

O ouro foi conquistado com belas atuações, como na final contra os rivais argentinos, por 4 a 1. Na primeira fase, o Brasil passou por Guatemala (4 a 1), Cuba (8 a 0) e Paraguai (2 a 0), e depois derrotou a Costa Rica, por 8 a 1, na semifinal.