UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Vilson Conceição do Nascimento

Data e local de nascimento:
11/05/1985, em Itacaré (BA)

Peso/Altura:
78 kg /1,78 m

Residência:
Itacaré (BA)

Categoria:
C-2 500 m e 1000 m

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Desempenho no Pan-2007:
Medalha de prata no C-2 1000 m
Medalha de bronze no C-2 500 m

Vilson Nascimento

Ao lado de Wladimir Moreno, Vilson Nascimento conquistou a primeira medalha do país no C-2 1000 m. Com 3min49s307, eles ficaram atrás dos cubanos Karel Aguilar e Serguey Torres e ganharam a medalha de prata.

No C-2 500 m, os dois também foram ao pódio. Com o tempo de 1min51s862, eles ficaram com a medalha de bronze, atrás de novo dos cubanos Karel Aguilar e Serguey Torres, e dos mexicanos Gilberto Soriano e Jose Quirino, que ganharam ouro e prata respectivamente.

Como a maioria dos atletas da canoagem, foi através de um projeto social que Vilson conheceu o esporte. "Um amigo me chamou para remar. Era uma sexta-feira e eu fui. Ele ia todo dia, e como eu não tinha nada para fazer naquele dia, acabei indo".

Vilson gostou e começou a treinar diariamente. Participou do Campeonato Baiano, sua primeira competição, e ficou em segundo lugar. Quando viu o bom resultado, começou a se dedicar mais. "Comecei a conhecer um mundo diferente, pessoas diferentes. E resultados mais importantes aconteceram".

Por causa do trabalho, teve que diminuir os treinos e quase desistiu do esporte. "Eu trabalhava como ajudante de cozinha. E era o melhor restaurante de Itacaré! Fazia moqueca de camarão, bobó e vários peixes", conta orgulhoso.

Por causa da rotina do trabalho, era difícil para ele conseguir treinar. "Mas minha patroa foi legal. Ela deixava entrar mais tarde no trabalho. Assim, conseguia treinar durante o dia e trabalhar a noite", explica o atleta.

A maior dificuldade? "Ficar longe de Itacaré. Lá é muito bom, sinto falta. Mas estou me adaptando aos poucos", explica Vilson, que em 2006 passou a morar em São Bernardo do Campo com os atletas da seleção brasileira de canoagem, após conquistar a vaga na seletiva para o Pan, em março.