UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Canoas e caiaques em busca da medalha de ouro

Divulgação

Brasileiros comemoram ouro no K-2 500 m no Pan de Santo Domingo-03

A referência histórica mais antiga sobre canoas vem de seis mil anos atrás, em provas encontradas na tumba de um rei Sumério, nas margens do rio Eufrates, no Oriente Médio. Também aparecem canoas em desenhos egípcios, na península de Yucatan - no México - e nas ruínas de Tikai, na Guatemala. A canoa, tal como a conhecemos hoje, teve sua origem na costa oriental do Canadá (e por esse motivo é conhecida como "canoa canadense") e era utilizada pelos nativos para cobrir grandes distâncias, superando as corredeiras.

Os índios norte-americanos usavam as canoas como transporte para a pesca. A embarcação era construída em troncos de árvores. Posteriormente, foram feitas canoas de madeira ou osso, cobertas com peles de animais. O atual caiaque é uma versão modernizada das canoas dos esquimós do círculo polar ártico. Era construído originariamente com ossos de rema cobertos com peles de foca. Os primeiros europeus a conhecerem o caiaque foram os britânicos, que o levaram para a Europa no final do século XIX.

Na década de 1840, a canoagem se firmou como esporte, graças principalmente ao escocês John McGregor, que construiu a primeira canoa de competição, batizada de Rob Roy. Anos mais tarde, os alemães criaram um caiaque desmontável, chamado "faltboote", construído com uma estrutura de madeira coberta por uma lona impermeável. No dia 19 de janeiro de 1924, foi criada a Federação Internacional de Canoagem, tendo como países fundadores Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suécia.

Esta federação conseguiu agrupar as diferentes associações que existiam no mundo, entre elas a Européia, a mais antiga do esporte, criada na cidade alemã de Breslau, em 1876. Nas Olimpíadas, a canoagem apareceu timidamente nos Jogos de Paris, em 1924, com algumas exibições de caráter extra-oficial de caiaque e com onze atletas participantes. Em 1936, as provas da canoagem fizeram parte do programa oficial olímpico, com as regras já unificadas e com as dimensões dos botes pré-determinadas.

Entretanto, o esporte demorou a aparecer no programa dos Jogos Pan-Americanos. Apenas em 1967, em Winnipeg, no Canadá, a canoagem foi incluída na competição. E, diferentemente da Olimpíada, apenas as provas de velocidade são disputadas, com o slalom sendo deixado de lado.