Data e local de nascimento:
17/01/1986, em Santa Maria (RS)
Peso/Altura:
70 kg / 1,72 m
Residência:
Caxias do Sul (RS)
Categoria:
K-2 1000 m
Participações no Pan:
Rio de Janeiro- 2007
Desempenho no Pan-2007:
6º lugar no K-2 1000 m
Jonatan Oliveira
Ao lado de Givago Bitencourt, Jonatan Oliveira ficou em sexto lugar no K-2 1000 m. Esta foi sua única particação no Pan do Rio de Janeiro. O ouro ficou com os mexicanos esus Valdez e Manuel Cortina.
Ele conheceu a canoagem em 1998 através da escola que estudava. "Os melhores alunos do colégio iam para o projeto, e eu consegui uma vaga".
Na época tinha 12 anos, e diz que não tinha a menor idéia do que era a canoagem. "Lembro muito bem da primeira vez que remei. Era um barco velho, bem grande. A diretora ficou do meu lado, me acompanhado", comenta.
"Sempre pratiquei esportes no colégio, mas nunca um havia me chamado tanta a atenção. Me apaixonei logo pela primeira vez", explica o canoísta, que passou a freqüentar o projeto social de Caxias do Sul todos os sábados.
Ele permaneceu na escolinha de canoagem por mais dois anos. E veio algo inesperado: foi chamado para fazer parte da seleção gaúcha, que na época era treinada pelo atual técnico da seleção feminina, Álvaro Koslowsky. "Ele gostou da minha remada e me chamou", comenta.
No começo a maior dificuldade era a falta de dinheiro. "Mas minha mãe sempre dava um jeito. Ela vendia algumas coisas para poder pagar minhas viagens, minha comida. Ela sempre conseguia", diz o canoísta emocionado.
Em março deste ano ele se formou como técnico de enfermagem. "Eu ia fazer educação física, quero fazer ainda, mas mais para frente. Na canoagem você nunca sabe o que pode acontecer. Preferi garantir uma profissão", explica Jonatan. Em maio participou das seletivas para o Pan e conquistou a vaga.