UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Givago Bittencout Ribeiro

Data e local de nascimento:
17/12/1987, em Santa Maria (RS)

Peso/Altura:
72 kg / 1,73 m

Residência:
Caxias do Sul (RS)

Categoria:
K-2 1000 m

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Desempenho no Pan-2007:
6º lugar no K-2 1000 m

Givago Ribeiro

Na sua única participação no Pan, Givago Ribeiro ficou na sexta posição do K-2 1000 ao lado de Jonatan Oliveira. Eles terminaram com o tempo de 3min33s114. O ouro foi para os mexicanos Jesus Valdez e Manuel Cortina.

Givago gostava de futebol, mas não levava muito jeito. Começou na canoagem através de um projeto social chamado Canoagem na Escola, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no ano de 2001.

"Era um projeto que abrangia as escolas ao redor da barragem, onde era praticados esportes aquáticos", comenta o atleta. "Teve uma seleção na minha escola, mas não consegui entrar na avaliação". Mas por sorte, uma menina desistiu e Givago ficou com a vaga.

"O técnico do projeto falou que nós (referindo-se ao seu irmão, que também pratica o esporte) levávamos jeito. Em apenas quatro meses começamos a competir juntos e conquistamos títulos importantes", explica. Ele e o irmão, Gilvan Ribeiro, de 18 anos, chegaram a pensar em competir juntos no Pan. "Mas ele é novo e preferiu o Mundial Júnior, é sua única oportunidade", explica Givago.

A primeira chance como profissional foi em 2003, quando o técnico da seleção feminina do Pan, Álvaro Koslawsky, o convocou para a seleção gaúcha.

A família sempre incentivou muito no esporte. "É claro que no inicio eles ficavam preocupados. Mas viram que o trabalho era realmente sério", comenta.

"Na seleção gaúcha foi só alegria", diz o canoísta. "Tive mais conhecimento internacional. Participei de Sul-Americano. Ampliou meu horizonte e acreditei em novas coisas. Passei a querer a seleção brasileira", comemora o atleta, hoje na seleção, que hoje tem o objetivo de conquistar a medalha no Pan. "Depois quero a vaga olímpica", assegurou Givago.