UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Celso Takashi Nakano

Data e local de nascimento:
26/02/1976, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
1,75 m / 87 kg

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Defensor externo

Participações no Pan:
Mar del Plata-1995, Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Celso Nakano

Em 2007, ano de Pan, Celso Nakano encontrou tempo suficiente para dividir os treinos com a seleção brasileira e sua atuação em um consultório de oftalmologista em São Paulo.

Desde fevereiro, quando o time começou a intensificar sua preparação para os Jogos do Rio, o veterano tem nas viagens de 73 km de São Paulo a Ibiúna, onde está localizado o Centro de Treinamento da seleção, uma constância.

"É complicado, você tem correr bastante, está sempre de lá para cá, mas sempre se dá um jeito. E outra: não sou só eu no consultório, então o trabalho é de todos. É a mesma filosofia da seleção, com trabalho sempre em equipe", diz o defensor externo.

Dentro dessa rotina, difícil mesmo foi arrumar tempo para outra importante atividade. "A namorada fica só com um restinho", admite.

Ele testemunhou de perto o crescimento do beisebol brasileiro - se não exatamente na estrutura da modalidade no país, mas pelo menos no que se diz respeito à seleção brasileira. Das campanhas frustradas em Mar del Plata-1995 e Winnipeg-1999, ele chegou ao Rio para seu quarto Pan motivado pela quarta colocação obtida nos Jogos de Santo Domingo, uma abaixo de uma inédita medalha.

"O time ficou muito mais experiente de lá para cá. Minha geração era a que estava assumindo a seleção adulta na Argentina. Até hoje o time mantém alguns elementos, mas o time cresceu muito", afirma.

No entanto, o Brasil não teve boa campanha no Rio de Janeiro e frustrou Nakano. O time foi eliminado depois de duas derrotas, para República Dominicana e Estados Unidos, e apenas uma vitória, sobre a Nicarágua. Ficou, no entanto, a lembrança da partida contra os americanos, em que os brasileiros deram trabalho e perderam no fim, por 7 a 5.