UOL Esporte - Pan 2007
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O beisebol é um esporte jogado entre dois times com nove atletas cada um, em um campo com formato de diamante. Há um revezamento entre os jogadores dos dois times que se enfrentam num jogo, sendo que enquanto uma equipe ataca, a outra defende.

Cada jogador ocupa posições pré-determinadas em campo: arremessador, receptor, primeira base, segunda base, terceira base, interbase (shortstop), jardineiro (outfielder) esquerdo, jardineiro central e jardineiro direito.

Um jogo de beisebol tem nove innings, ou entradas. Cada inning é composto de duas partes. Na primeira, um time ataca com seus rebatedores até que três deles sejam eliminados (out). Começa então a segunda parte do inning: o time que estava atacando vai para a defesa, e a equipe que conseguiu eliminar três rebatedores parte para o ataque. Quando esse último time tem três rebatedores eliminados também, acaba o inning.

O objetivo do jogo é bastante simples: marcar pontos, ou corridas. O time que está atacando faz um ponto quando um jogador consegue completar uma volta em sentido anti-horário passando pelas quatro bases (que formam um quadrado perfeito e ficam a 27,3 m de distância uma da outra). O time com mais pontos é declarado vencedor.

A bola é feita de borracha ou cortiça enrolada em um fio, forrada com duas tiras de couro branco. Ela pesa entre 156 e 163 gramas, e dura, nos jogos profissionais, em média apenas sete arremessos. Já o bastão, em formato cilíndrico, é fabricado em madeira ou alumínio e pesa entre 850 gramas e 1 quilo. O tamanho também é variável, podendo chegar até a 1 metro.

O material básico dos atletas também contém um capacete e luvas de couro (o jogador da primeira base e o catcher têm luvas com tamanhos e formatos diferentes).

Ataque

Apenas um rebatedor de cada vez ataca por seu time. O técnico é quem define a ordem dos rebatedores, que vai do primeiro ao nono, sucessivamente na mesma ordem. Ou seja, depois do nono rebatedor quem se posiciona para atacar é o primeiro rebatedor, reiniciando o batting order. Caso um jogador reserva seja colocado para rebater no lugar de outro atleta, ele é chamado pinch hitter.

O rebatedor se posiciona próximo à base principal (home plate) para tentar acertar a bola do arremessador. A distância entre os dois é de 18,44 metros. Atrás do rebatedor, ficam o receptor (catcher) e o juiz principal, que define se as bolas do arremessador foram "boas" para rebatida (strike) ou "ruins" (ball). Três strikes (ver glossário) eliminam o rebatedor e quatro balls levam o mesmo à conquista da primeira base. No momento em que acerta a bola na área de jogo do campo (delimitado por duas linhas perpendiculares marcadas no chão, formando um ângulo de 90 graus) e consegue, correndo, alcançar a primeira base, o jogador de ataque passa a ser um corredor (runner).

Quando o jogador de ataque rebate a bola num lugar onde não há jogadores de defesa, sai correndo em direção à primeira base e chega a salvo, ele consegue um hit. Se a rebatida for forte, ele pode continuar correndo, sempre em sentido anti-horário, e conquistar quantas bases ele conseguir.

Se a rebatida, sem pingar, sair da área de jogo, o rebatedor consegue um home run, que consiste em dar uma volta inteira pelas bases e anotar um ponto. Em caso de home run, os outros corredores também são impulsionados automaticamente para a última base, marcando corridas. Se a bola quicar no campo antes de sair, acontece o ground rule double, ou seja: o rebatedor vai automaticamente para a segunda base. Todos os corredores que estiverem ocupando bases avançam também duas bases.

A outra forma do rebatedor conquistar a primeira base é quando o mesmo rebate na direção de algum jogador de defesa e este, por sua vez, comete um erro e não consegue jogar a bola para o primeira base para eliminar o jogador de ataque. Caso o rebatedor seja acertado pelo arremesso do pitcher (hit by pitch), ele também conquista a primeira base.

Uma vez na condição de corredor, o jogador de ataque tem que buscar "roubar" a próxima base, seja com a rebatida de um colega de time ou na corrida mesmo, durante o movimento de arremesso do pitcher.

Defesa

Além dos três strikes do arremessador, o time de defesa pode eliminar um rebatedor de outras formas. Uma delas é quando o jogador de ataque com o bastão rebate a bola para o alto e um defensor captura a bola sem a mesma ter tocado o chão. Neste caso, o atacante é eliminado por flyout.

A outra é quando a defesa intercepta a rebatida e consegue que a bola chegue ao jogador da primeira base (que fica com os pés fixos na mesma) antes que o corredor pise nela. Se algum jogador de defesa tocar a luva com a bola num jogador de ataque antes que o mesmo alcance uma base, também é marcado um out (eliminação). É possível eliminar dois (double play) ou até mesmo três (triple play) corredores na mesma jogada.

Não há limite para substituições de jogadores, mas um jogador que saiu de uma partida de beisebol não pode voltar a atuar no mesmo jogo.