UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Thayse Cruz

Data e local de nascimento:
27/07/1988, em Porto Alegre (RS)

Peso/Altura:
59 kg / 1,66 m

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Quartas-de-final nas duplas

Thayse Cruz

Ela começou a praticar esportes aos 13 anos, jogando futebol no clube que se diz torcedora fanática, o Internacional. Quando estava na 7ª série, começou a brincar de jogar badminton em sua escola por insistência de uma amiga. Como todos seus colegas começaram a jogar, ela resolveu tentar também. E hoje, aos 19 anos, se dedica apenas ao esporte.

O colégio que estudou, em Porto Alegre, é um dos centros comunitários que oferece o badminton aos alunos. Vendo Thayse jogar, a professora de Educação Física na escola, Vera Mastrascusa, que é também a técnica da seleção brasileira da modalidade, achou que a gaúcha levava muito jeito.

Logo, a atleta começou a treinar e participar de diversas competições, obtendo bons resultados. Conquistou a vaga para os Jogos do Rio em uma seletiva realizada em março deste ano. No Pan, Thayse sonha com uma medalha, mas sabe das dificuldades. "Quero uma medalha, mas sei que não é tão fácil. Jogar bem já está muito bom", explica a jogadora. "Mas como a pressão está em cima dos meninos, que sabe não consigo um bom resultado?".

Infelizmente, a medalha não saiu. O máximo que a brasileira chegou foi às quartas-de-final nas duplas quando, ao lado de Paula Beatriz, perdeu para as peruanas Valéria Rivera e Jie Meng Jin por 2 sets a 0.

No ano passado, Thayse começou a faculdade de Educação Física. Por causa da agenda cheia, dos treinos e das diversas competições internacionais, optou por trancar a matrícula. "Depois do Pan, vou voltar e me formar. Mas como gosto de matemática, vou fazer outra faculdade depois, a de ciências contábeis", comentou a atleta que promete se dedicar aos números.

Nos Jogos do Rio, Thayse contou com um incentivo bem especial. Os 150 alunos que praticam a modalidade na Escola Estadual Paraíba de Porto Alegre organizaram a Torcida Pan-Badminton para incentivar os atletas brasileiros durante a competição do Rio. E Thaise, que é ex-aluna e sempre que pode vai ver e ajudar os novos atletas do esporte, foi a candidata número 1 das crianças, que ficaram muito animadas com a representante no Pan.