UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Paulo Christoph von Scala

Data e local de nascimento:
10/02/1979, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
75 kg / 1,89 m

Residência:
Campinas (SP)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Oitavas-de-final

Paulo Scala

Ele já defendeu a seleção suíça de badminton e hoje é o brasileiro melhor classificado no ranking de simples masculino mundial. Porém, neste Pan do Rio, Paulo Scala decepcionou, tendo a presença nas oitavas-de-final das duplas masculinas o melhor resultado na competição.

Foi brincando no jardim de uma casa no país dos Alpes que Paulo Christoph von Scala conheceu o esporte. Em 1991, aos 12 anos, o jovem descendente de suíços foi fazer intercâmbio. O principal lazer da família que o hospedou? Brincar de jogar badminton no quintal. Quando voltou ao Brasil, os "pais" suíços - pessoas que o acolherem na viagem - deram de presente ao menino duas raquetes de recordação. Um programa na televisão brasileira fez menção à modalidade e ele foi atrás de um lugar que pudesse praticar.

"Não foi fácil encontrar. Na época não tinha nada na Internet. Fui a uma loja de tênis arrumar as cordas da minha raquete. Conversando com o funcionário descobri que na USP o badminton era praticado. Fui atrás". Em 1996, Scala já estava representando a seleção brasileira.

Quando completou o colegial o atleta foi estudar Administração na Suíça e lá permaneceu por cinco anos. "Fui convidado para jogar pela seleção de lá. Conversei com o pessoal da Confederação Brasileira que meu deu apoio total e acabei jogando três anos pela Suíça".

Quando voltou ao Brasil ficou um tempo na "geladeira". "Eu sabia que se representasse a seleção suíça teria que ficar três anos sem poder jogar pelo Brasil, foi uma opção e eu aceitei". Desde março de 2007, Scala já pode representar o Brasil e devido aos bons resultados obtidos no ano passado, conquistou uma vaga nos Jogos Pan-Americanos 2007.

Sobre ser o número 1 do Brasil, o jogador de 27 anos considera um grande desafio. "Estar em primeiro do ranking é bom por que você tem sempre que estar correndo atrás para manter aquilo que já tem. É um bom desafio. Antes de um campeonato dá uma grande motivação saber que você tem que alcançar um bom resultado para manter aquela posição alcançada".

Mesmo assim, o atleta que concilia os treinos do badminton com o trabalho na Câmara de Comércio Suíço-Brasileira não se sente perseguido, e sim, motivado. "Acho que isso é essencial para você continuar com aquela vontade de treinar forte".

Entre os principais títulos na carreira estão o 1° lugar em simples masculino e dupla masculina no Campeonato Sul-Americano Júnior, o 3° lugar no Campeonato Mundial por equipes na Escócia, o 3° lugar em dupla masculina no Aberto do Peru 2006. No ano passado, Scala terminou como o 1º colocado em simples masculino e o 2º lugar em dupla masculino no ranking final da Confederação Brasileira de badminton.