UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Paula Beatriz Pereira

Data e local de nascimento:
11/03/1988, em Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
55 kg / 1,71 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Quartas-de-final no individual e nas duplas

Paula Beatriz

Depois de jogar tênis por três anos, Paula Beatriz Pereira queria praticar algum esporte diferente, mas que tivesse algo em comum com tênis. Primeiro pensou no squash, mas sabendo do interesse de Paula, sua prima indicou o badminton, esporte de raquete que era jogado na academia em que freqüentava no Rio de Janeiro.

Desde o começo o apoio da família e, principalmente de seu pai, foram essenciais. A atleta sempre praticou esportes, mas nunca gostou de competir. "Joguei handebol, fiz ginástica e taekwondo. Gostava de jogar, mas achava horrível competir". Para Paula, foi difícil encarar o esporte como competição e não como lazer. "Meu pai incentivou. Ele sempre dizia: se perder, tudo bem. O que vale é competir", comenta.

Hoje, a saudade da família é a maior dificuldade. Paula deixou o Rio de Janeiro, sua cidade natal, para morar em Porto Alegre com a seleção. "Fui morar em Porto Alegre para me dedicar integralmente ao badminton. No Rio, não tinha mais condições de treino".

A atleta recebeu o convite para morar no Sul quando foi convocada para integrar a seleção brasileira. "Lá a estrutura é maior. Tenho um contrato e recebo um auxílio financeiro da Confederação Brasileira de Badminton". Paula mora com mais duas atletas da seleção. "Ainda é complicado ficar longe de casa. Em Porto Alegre as meninas viraram a minha família."

Nos Jogos Pan-Americanos, Paula, 19, foi a brasileira que chegou mais próxima da medalha no individual feminino, perdendo para a norte-americana Eva Lee por 2 sets a 0 nas quartas-de-final. Se vencesse a partida, já teria medalha garantida. Nas duplas femininas, Paula, ao lado de Thayse Cruz, perdeu para as peruanas Valéria Rivera e Jie Meng Jin por 2 sets a 0 também nas quartas.