Data e local de nascimento:
16/11/1985, em Juquiá (SP)
Peso/Altura:
75kg /1,80m
Prova:
Salto em distância
Residência:
Recife (PE)
Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan-2007:
11º lugar
Rogério Bispo
Na sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, o paulista Rogério Bispo, 21, ficou com a décima colocação, ao saltar 7,44 m - mesma marca do compatriota Erivaldo Vieira. O vencedor foi o panamenho Irving Saladino, com 8,28 m.
A história de Rogério é parecida com a de vários outros brasileiros do atletismo. O paulista teve de conciliar o trabalho com o esporte durante muito tempo para ajudar a família. Foi engraxate, ajudante de pedreiro e vendedor de pastel e também foi goleiro do time de futebol da escola. Somente aos 18 anos passou para o atletismo.
Os resultados não tardaram muito a aparecer. No ano passado, ele foi campeão sul-americano e brasileiro. Este ano, voltou a conquistar o título nacional e, de quebra, ganhou uma vaga para o Pan. No Troféu Brasil, ele alcançou 7,97 m e com isso, entrou para a delegação mesmo sendo então apenas o terceiro colocado no ranking nacional, com 8,01 m, marca do dia 3 de junho, em Cochabamba.
Depois da seletiva, o paulista foi competir no exterior. No dia 28 de junho, venceu o salto em distância no meeting de Velenje, na Eslovênia, com 8,13 m. Com o resultado, assumiu o primeiro lugar na lista da Confederação Brasileira de Atletismo, ao superar os 8,04 m de Erivaldo Vieira, o outro convocado para o Pan na prova.
Bispo ainda superou o índice B para o Mundial de Osaka, no Japão, que será disputado em agosto. E voltou a superar o índice B (8,05 m) no dia 9 de julho, quando venceu o meeting de Pádua, na Itália, com 8,17 m.